quinta-feira, 6 de julho de 2017

O trabalho indireto sobre o abdominal

Já falamos muito sobre o trabalho indireto que o abdômen sobre em todos os exercícios, mas seria esse estímulo suficiente? Ou temos que treinar essa musculatura com movimentos isolados?

terça-feira, 4 de julho de 2017

Progressão é fundamental.

O segredo na qual todo treinamento é construído: progressão. Desde os tempos mais antigos, a adaptação física é baseada no conceito de progressão, principalmente da progressão de carga.
Mas como isso pode ser aplicado? Seria necessário realmente aumentar a carga a cada treinamento?

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Supino: os truques que não te ensinaram

Sempre que falamos de qualquer exercício existem mil formas de execuções e cada uma para um determinado objetivo. Apesar das mudanças sutis será que você está executando da maneira ideal para os seus objetivos?

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Algum exercício pode prejudicar os ganhos em hipertrofia?

Normalmente as prescrições de treinamento seguem um padrão determinado afim de alcançar um objetivo, mas não é incomum alguém querer realizar um exercício X ou Y, no final do treino só para "sentir" aquela musculatura. Mas isso pode ser prejudicial?


domingo, 26 de março de 2017

Treinar até a exaustão

Existe um conceito que para que sua musculatura sofra adaptações é necessário treinar elas até a exaustão, ou seja, até que não seja possível realizar mais nenhum movimento. Isso é realmente necessário? E mais, se só precisamos levar a exaustão, qualquer outro fator é secundário?

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Exercício e o sistema imune

Será que é verdade que o exercício físico fortalece o sistema imune? É saudável fazer exercícios doente? Vamos entender melhor como funciona.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Peitoral: muito ou pouco estimulo


Uma dúvida cruel que assola os homens na academia é como treinar o peitoral de forma eficiente, com certeza você já realizou a tríade de supino reto, inclinado e declinado. Mas será que é suficiente?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Preparação física para viagens!

Quando você viaja acaba ficando exausto, e deixa de visitar alguns locais por conta de cansaço? Vamos entender como você pode melhorar seu condicionamento para aproveitar melhor cada segundo.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Você não sabe alongar

VocÊ não sabe alongar. Seja por falta de prática, preguiça ou conhecimento. Mas vamos facilitar e insinar hoje como você deve alongar cada parte do seu corpo, utilizando como exemplo a musculatura mais negligenciada.

A musculatura do quadríceps é fundamental para qualquer movimento de membro inferior, mas mais importante que isso, ela também auxilia na boa estabilização da pelve, que na maioria das pessoas acaba sofrendo com os maus hábitos e também com a falta de flexibilidade.

Quando falamos de alongar qualquer musculatura todas as pessoas acham que sabem alongar, o problema é que elas sabem "mais ou menos". E vamos entender como melhorar seu alongamento e sua saúde.

Primeiramente é importante entender que vão sempre existir diferentes formas de alongar, porém um alongamento eficiente vai alongar a musculatura em sua posição mais alongada e se possível nas suas inserções da musculatura.

O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que se você dobrar o joelho, acaba alongando a partir da inserção responsável por estender o quadril.


Porém outra forma de alongar seria posicionar o joelho para trás da linha do tronco, realizando por tanto um alongamento a partir da inserção que realizaria a flexão de quadril.

Porém conforme citamos na introdução a forma ideal de estimular o alongamento da muscualtura é manter ela na posição mais alongada e preferencialmente nas duas inserções, por isso o alongamento ideal seria essa posição, com ajuda:


ou uma versão mais avançada:


Vale ressaltar que tudo nessa vida deve ser feita de forma progressiva por isso não espere começar já na forma mais avançada. Apesar de ter utilizado o quadríceps como exemplo, isso pode ser aplicado para qualquer musculatura corporal.

Abraços e Bons Treinos!


domingo, 29 de janeiro de 2017

Como elaborar um treino FORTE de braços

Raramente recomendo treinamento muito focados em um determinado grupamento muscular, isso porquê normalmente é mais eficiente oferecer um estimulo mais global e intenso. Porém é possível utilizar em determinados momentos treinamento focados em movimentos isolados para focar o estimulo e crescimento muscular em uma determinada região ou musculatura. Por tanto vou falar agora sobre um treino específico para os braços...