segunda-feira, 15 de março de 2010

Conhecimento vs. Prática

Muitas pessoas são totalmente a respeito da prática, muitos ex-atletas, que são treinadores e se auto intitulam experts em qualquer coisa. Já do outro lado do ring existem os "nerds" que leram todos os livros, mas nunca pegaram em um peso.

Antes de mais nada gostaria de me colocar em algum lugar nessa história, eu sou atleta, mas nos meus dias mais novos, eu fazia QUALQUER treino que meu técnico mandasse, cheguei a treinar 8hrs por dia, em dieta hipocalorica! e já fiz treinos de 20min em dieta hipercalorica!

Hoje em dia eu sou um profissional da área, já trabalhei com atletas campeões panamericanos, membros de seleção brasileira, e até crianças e idosos. Mas tão importante quanto a prática eu estudei e estudo MUITO. Por quê? Simples, porquê ninguem sabe tudo! É preciso procurar conhecimento, tentar se aperfeiçoar, saber o porquê de certas coisas ocorrem na prática.
Não sou bodybuilder, mas como treino alguns atletas assim, tenho que possuir uma massa magra considerável, ter testado em mim métodos de treino, dietas, repouso, etc.

Um exemplo disso, recentemente vejo pessoas treinando levantamento olimpico com séries de 15-25 repetições, e me dizem que é treinamento para explosão. A pessoa tem conhecimento que o levantamento olimpico é uma boa lerramenta para desenvolver explosão, mas sem o conhecimento "teórico" do ideal de repetições e descanso, arruina o planejamento, o treino e o progresso do atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário