terça-feira, 9 de março de 2010

Duvida do Leitor

Baco: "E no caso das pirâmides?
12 x 10 x 8
10 x 8 x 6…
Qual o melhor resultado?? Usar 4 x 8 ou fazer uma pirâmide?"

A idéia de usar pirâmides, partiu do conceito que ao aumentar o peso você aumenta o estimulo e trabalharia fibras diferentes, o que não faz sentido já que eu expliquei que cargas altas ( acima de 85%) trabalham todas as fibras. Existe também a pirâmide decrescente, essa por sua vez, você começa com cargas mais altas e vai diminuindo o peso, e realizando mais repetições, faz mais sentido pois as fibras mais lentas, são mais resistentes a fadiga.

Então parece que estou dizendo que pirâmide crescente não presta? Pelo contrário, é muito interessante seu uso! Ao ir aumentando o peso progressivamente, você ativa mais o SNC (sistema nervoso central), propiciando um "aquecimento" que leva a um ganho de força neural, ou seja, você realiza uma série de 8 repetições com mais peso assim, do que realizaria se tentasse realizar 8 direto!

Instintivamente pessoas muito fortes realizam uma espécie de pirâmide, alguem que faça 200kg no terra, não coloca 200kg e faz, vai aquecendo com cargas menores e mais repetições.
Sugiro que o uso de pirâmides fique restrito normalmente ao 1 exercício de um grupamento muscular, um movimento básico ( remada, supino, barra, agachamento, terra,etc.), pois além do ganho de hippertrofia, se trabalhado com repetições -8 o ganho de força, pode se transferir para os demais exercícios gerando um maior estímulo, ou seja, MAIS HIPERTROFIA.

Bons treinos!

Um comentário:

  1. Excelente explicação. Obrigado pelo feedback. O blog está mto bom.

    Flw

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