sexta-feira, 23 de abril de 2010

Um pouco sobre periodização

Como todos podem perceber eu não estou conseguindo postar todos os dias, em breve vou ver se escrevo 5artigos no fim de semana, e vou postando durante a semana. Agora vou falar uma coisa, o tema é periodização, que significa simplesmente ter um plano.

Esse plano, imagina como fazer para vocÊ alcançar seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Não adianta você se queimar treinando igual doido por 4 semanas e parar de evoluir em seguida. Nós educadores físicos, não temos bola de cristal, por isso o planejamento vai se mudando aos poucos para adiquirir suas necessidades do dia a dia. Mas o "grosso" do plano está lá. O que consideramos melhor para sua evolução.
Um segundo aspecto é, não podemos trabalhar sem ter NENHUMA perodização, não da certo! E por favor,  existe um tipo de periodização chamada ondulatória, ela vem de uma origem russa que tem um significado. Mas a uns anos autores americanos utilizam o mesmo nome, para uma periodização que simplesmente muda o treino a cada dia.
Até ai perfeito, da tudo certo, mas muitas pessoas usam isso para justificar a FALTA de planejamento e isso é inaceitavel. Você não constroi um prédio sem uma planta, você não controi o corpo que vocÊ quer/precisa sem um também.
Bons treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário