quinta-feira, 24 de junho de 2010

Flexibidade e Alongamento part1

Muito controverso o alongamento é tido como a solução e o causador de diversos problemas.Deve-se alongar antes?Depois?Não alongar? Estático? Dinâmico? Balístico? FNP? Vamos tentar esclarecer tudo isso!

Vou começar a falar sobre o quando alongar. As fibras musculares tem um cumprimento ideal, e a função dos alongamento e de realizar os exercícios com sua amplitude máxima é a manutenção desse cumprimento.
Diversas pesquisas apontam que alongar(estaticamente) antes do treinamento diminui sua capacidade de gerar potência, ou seja, seu desempenho no treino tende a cair.
Ao final de cada treino, suas fibras tem uma tendência a estarem com o cumprimento diminuido (pela ação da fase concentrica do exercício), e ao realizar o alongamento você está tracionando ela mecânicamente, gerando assim mais dano as fibras musculares.

Então quando alongar? Se seu objetivo for aumentar sua flexibilidade procure realizar o alongamento em outro momento que não seja o do treinamento resistido.



"Para ganhar flexibilidade procure alongar em outro horário que não seja o do treinamento. E atenção para as dicas:
-Pelo menos 3 vezes por semana.
-Aqueça um pouco antes de alongar. 5min de exercícios lever está ótimo.
-Alongue em uma intensidade moderada, não precisa sentir muita dor.
-Realize o alongamento entre 15-30segundos.
-Realize alongamento para cada parte corporal 3 a 5vezes.
-Você pode alongar 1vez o braço, outra a perna, outra o peitoral... tudo sem descanso, isso facilita e agiliza o tempo gasto com o alongamento!"







Mas uma coisa que se deve ter em mente é o tipo de alongamento que se realiza afeta drasticamente esses resultados.Se o alongamento for feito de maneira dinâmica antes do treino, você não sofrerá dos efeitos de diminuição da performance(vou falar mais sobre isso no próximo post!). Abraços e Bons Treinos!

3 comentários:

  1. Objetivamente: Em um treino de hipertrofia, deve-se realizar alongamento antes e depois?
    Pelo que foi dito, seria recomendado não realizar alongamento antes do treino para evitar queda de desempenho e realizar alongamento após, para aumentar o dano muscular promovendo hipertrofia.
    Correto?

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  2. Aqui um artigo excelente sobre o assunto: http://journals.lww.com/cjsportsmed/Fulltext/2004/09000/Does_Stretching_Improve_Performance___A_Systematic.4.aspx

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  3. A conclusão desse artigo de revisão, o efeito AGUDO do alongamento não melhora a performance, a utilização regular do alongamento sim.
    IMPORTANTE: o post é sobre ganho de flexibilidade, se você quer flexibilidade não alongue nem antes nem depois, alongue em outro horário.

    Quanto a 1 pergunta, conforme foi explicado não se deve alongar antes com intuito de ganhar flexibilidade, mas com o intuito de aquecimento dinâmico sim(vou explicar a diferença em um próx artigo). No alongar depois, entra no mesmo caso, só irá aumentar as lesões se for feito de maneira a ganhar flexibilidade. Existem alguns fisiculturistas que alongam entre as séries.

    A questão é custoXbenefício. Se você treina cada grupo muscular 1x por semana, alongar pode ser uma estratégia interessante, se você treina mais frequentemente eu acredito que seja melhor não utilizar o alongamento como técnica para aumentar o "dano" muscular.
    Abraços e bons treinos!

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