sexta-feira, 18 de junho de 2010

Guerrilla CARDIO

Corrida intensa com intervalos:
Corra durante quatro minutos em alta intensidade:

Correr 20 segundos em alta intensidade.
Descansar 10 segundos caminhando .

Esse post é uma resposta ao amigo e visitante do Blog Franco. Essa forma de exercício cardio-respiratorio realmente tem um efeito de "queima de gordura" alto, benefícios de capacidade anaeróbia e aeróbia. Mas vamos a história: Essa forma de treinamento é baseada em uma pesquisa de um pesquisador chamado Tabata(já postei sobre ele aqui no blog, com outros protocolos além de corrida), que confirmou que 4min de exercício é melhor para condicionamento aeróbio e anaeróbio do que corridas lentas.

Questões que devem ser consideradas:

-Esse treinamento é muito intenso, e quando digo isso não é brincadeira, pessoas normalmente passam mal.
-Apesar de ser muito eficaz, o volume total é pequeno, o que torna somente esse exercício pouco, para quem tem um condicionamento médio( que é o caso das pessoas que devem utilizar esse treinamento).
-Para quem realiza treinos de musculação, sugiro utilizar esse protocolo como finisher, ou seja, ao final do treino realizar 1x esse protocolo.-Para quem é iniciante uma progressão muito boa é, comece com 20 intensos por 40seg fracos, e a cada semana diminua 10seg do tempo de descanso, até chega no protocolo original.
-Importante esse protocolo pode ser utilizado para outros exercícios, o que torna ele muito interessante se levar em consideração que nem todos pode correr ao máximo de velocidade.
-Quanto as afirmações de queima de gordura, sugiro que todos tomem cuidado, pois apesar do treinamento ser eficaz o gasto geral do exercício é baixo, o EPOC aumento o gasto energético basal um pouco, mas impossível emagrecer sem uma dieta correta.
-Para quem realiza treinos de corrida, sugiro realizar 1x o guerrilha cardio, antes do treinamento (vai melhorar a oxidação de gordura).

-Eu já realizei e não é algo que se consiga realizar direito muitas vezes.
Agradeço ao nosso amigo Franco que entrou em contato comigo pelo ORKUT pela participação, importante que os visitantes do blog participem para torna-lo melhor e ajudar a mais pessoas!


Estou recebendo muitos e-mails, em breve vou mostrar o que vai acontecer no blog de tão revolucionário!Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário