quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ser um campeão

O que é preciso para se tornar um campeão? Uma das coisas que eu sempre adimirei no esporte, é a possibilidade de um atleta de origem humilde, se tornar um grande esportista, ganhar uma Olímpiada ou a uma Copa do Mundo de Futebol.

Para quem é atleta ou já foi, sabe o gosto de se ganhar ou mesmo completar uma competição. Mas para chegar a isso, o que é preciso?

-Genética? Não gosto de acreditar nisso, por alguns fatores, se fosse verdade apenas filhos de grandes atletas seriam fenomenos nos esportes. Mas não nego que existe um componente genético, a grande questão é isso é fundamental e decisivo? Não! Talvez em esportes extremos como 100m rasos e maratonas. Para diversos esportes, treinamento pode superar as barreiras.
-Alimentação? Acho que esse é um dos componentes mais fundamentais e menos análisados. Um atleta deve ter uma alimentação correta, não só para manutenção da performance, mas saúde principalmente!
-Descanso? Tão fundamental e tão subestimado, uma das coisas mais importantes para que se desenvolva uma boa performance física é que o corpo e mente se recupere do esforço previamente realizado, e isso é papel do sono.
-Treino? Para te falar a verdade acredito que a grande maioria dos atletas amadores treina errado. Procure sempre orientação correta e como executar os exercícios corretamente. Muitas vezes com orientação errada, muitas vezes sem orientação. Onde ocorrem as lesões, dores articulares e cirugias tão frequentemente em atletas amadores, semi-profissionais e profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário