quarta-feira, 7 de julho de 2010

Entendendo melhor o treino

Após um comentário inspirador e a conversa cm alguns alunos, percebi que que certas coisas acabam virando verdade, sem que nínguem jamais tenha dito elas, um dos maiores problemas é você não precisa ir até a falhar, ou literalmente quase se matar em cada série para obter resultado delas. Gosto de provar isso com análise esportiva, o cara que corre 100m, não corre até as pernas dele falharem, ele só realiza o estimulo do treinamento corretamente.
Vamos as váriaveis de um treino:
Carga: é apenas um dos fatores, aumentar a carga não quer dizer mais estimulo, se para isso você tiver que utilizar outras musculaturas para realizar o exercício, ou tiver que realizar o exercício de qualquer forma.
Número de repetições: Obviu? Nem tanto, importante que se preste atenção ao estimulo e ao objetivo, não adianta fazer séries de 10 para sempre, é importante periodizar,váriar, para que você continue sempre a progredir.
Tempo de intervalo: é uma variavel que dita o tipo de trabalho, 50metros rasos seria explosão, mas se realizar 20tiros, com intervalo de 10seg. é um treino aeróbio.
Número de séries: importante saber que nem sempre, mais é melhor, além de considerar o número ideal para cada exercício é importante considerar o total de séries para cada grupamento.
Tempo de descanso entre exercício: fator que poucas pessoas prestam atenção, imagine todo seu treino como um exercício só, nada adianta demorar 10min para começar o próximo exercício.
Velocidade de execução: Já fiz um post sobre como deve ser CADA REPETIÇÃO, importante que você procure realizar o movimento corretamente, usando somente os músculos alvos.
Escolha dos exercícios : Parece obviu mas você não prefere escolher tudo de melhor na vida? É a mesma coisa com os exercícios, para que fazer uma rosca com 1kg, em cima de uma bola, com a outra mão para o alto buscando hipertrofia, se você consegue realizar barra com a pegada neutra?
Sequência dos exercícios: A menos que o objetivo seja pré-exaustão(uma técnica cada vez menos utilizada), é uma má idéia fazer todos exercícios de tríceps, antes dos de peitoral.
Tempo entre os treinos: Se sua sessão de treino for bem planejada, você poderia treinar até todos os dias!(veja os atletas), mas de nada adianta fazer 10séries para bíceps todos os dias, é preciso dar descanso para a musculatura supercompensar.
E UMA DAS MAIS IMPORTÂNTES: Esforço próprio na execução do exercício: Apersar de parecer bobo o tanto de concentração e esforço que você coloca em cada repetição, você ativa mais ou menos fibras, tendo assim uma influência no resultado!

Sr.Fitness:"Entendendo em cada treino você deve pensar em: Carga,Número de repetições, Tempo de intervalo. Número de séries, Tempo de descanso entre exercício, Velocidade de execução, Escolha dos exercícios, Sequência dos exercícios, Tempo entre os treinos, Esforço próprio na execução do exercício.
Apesar de parecer complicado, se você prestar atenção e estiver concentrado no treino, tudo isso fluí naturalmente."

Qualquer dúvida, por favor, podem postar nos comentários, o blog têm recebido no mínimo 500-600visitas diárias, agradeço a todos que visitão e divulgam para os amigos. Muito obrigado!Bons Treinos!




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