segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mitos da Musculação Parte 4

Séries de 8-12 hipertrofiam, séries de 15 emagrecem.Trabalho correto não faz você sofrer assim.
Esse mito nunca me pareceu verdade, pois cai na velha história de que alimentação é o fator que mais contribuí para o emagrecimento e/ou ganho de massa muscular.
Segundo a literatura o trabalho de força na musculação vai de 1-20 repetições sendo assim, seria interessante ressaltar que em todas essas faixas de repetições algum tipo de hipertrofia vai ocorrer,  então vamos analisar alguns fatores.
-Realizando séries de 8 repetições se gasta mais energia que séries de 15.
-Séries de 8 geram maior acumulo de lactato e h+, gerando assim uma maior acidose, que aumenta o gasto de energia pós treino.
-Séries de 8 repetições estimulam mais facilmente as unidades motoras rápidas, ou seja, estimulam mais de uma vez só.
-O diferencial também deve ser considerado o volume, fazer 3x8 = 24 e fazer 3x 15 = 45 , então é complicado comparar os resultados práticos.

Sr. Fitness:" Obviamente o grande diferencial se o objetivo vai ser alcançado ou não é a dieta, mas o trabalho de musculação deve ser bem planejado, para que atenda as suas necessidade e não cause sobrecarga articular."

O professor antes de recomendar o número de repetições para cada exercício seu ele pensa no contexto geral do treinamento, ou seja, no quão forte o estimulo será para você, para escolher a melhor faixa de repetições para você naquele momento, de acordo com o seu condicionamento e objetivo. Abraços e Bons treinos!

2 comentários:

  1. Então, por que fisiculturistas em pre-contest, em geral, aumentam o número de repetições?
    (*)Vide treino pre-contest de Ronnie Coleman

    ResponderExcluir
  2. Algumas respostas:
    -Aumento da vasculirazão pela utilização de repetições altas. Não estão fazendo isso para queimar mais gordura, mas pelo fato de que no dia da competição vão estar mais vascularizados e com aumento de tonus.
    -Tradição, uma coisa que é feita a muito tempo, mesmo que provada de maneira cientifica, demora um tempo para ser transformada em ação pelas pessoas.
    Abraços

    ResponderExcluir