domingo, 11 de julho de 2010

Planejando um mês de treinamento

Uma das questões que eu vejo serem deixadas de lado, muitas vezes por falta de conhecimento, é o planejaento inadequado de um mês de treinamento. O treinamento não é só um monte de exercícios agrupados em séries e repetições, é um conjunto de treinos que deve ser estruturado de maneira com que você se condicione e tenha periodos de treinamentos mais leves, para que seu corpo se recupere e melhore.
Treinar pesado o tempo todo leva a lesões e a falta de progresso. Aonde os alunos se desmotivam e param de treinar.
Pode-ser reparar no gráfico que existe o momento que a curva cai(ou seja o estimulo é dado) e o momento que ela volta a subir(momento que o corpo melhora).
Isso é fundamental e muitas vezes esquecido, se você estiver estagnado em todas as variaveis do treinamento, algo está errado, o objetivo é sempre progredir.
Agora entra uma questão delicada: como planejar? É uma questão muito complexa, existem diversos tipos de periodização e demora muitos anos para dominar os diversos tipos e saber qual o melhor para cada caso.

Sr. Fitness:"Vou demonstrar um tipo agora.Consiste de dividir o treinamento em 4 etapas/semanas:
1 semana: fraca    2 semana: forte      3 semana: muito forte      4 semana: média"

O que isso proporciona? Uma adaptação mais rápida, segurança no processo, tempo de recuperação sempre adequados, e você condicionado e bem fisicamente o ano todo. Você não quer ter o abdomem trincado ou as pernas torneadas por 2 semanas no ano, você quer o ano todo.  Por isso um planejamento feito por quem entende é fundamental!

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