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Mostrando postagens de Agosto, 2010

Progressão dos exercícios

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Todos nós temos que progredir no nosso treinamento para termos benefícios, mas e a progressão de exercícios, quando devo começar a realizar exercícios com a barra livre?  Essa progressão deve ser dada de maneira natural no decorrer dos treinamento, de forma que seu corpo tenha estrutura para suportar exercícios mais complexos e você não se lesione durante o treinamento. Vou ensinar diversas progressões para você melhorar seu supino...

Mudança de treino

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Mudar de treino sempre é legal, novos desafios, novos exercícios, novas dificuldades. Mas de quanto em quanto tempo você devo trocar seu treino? Como progredir? Qual o caminho ideal para que eu alcance meus resultados?

Lesões articulares

Muito comum nos praticantes de qualquer esporte e também dos praticantes de musculação as esões geradas ou por impacto, contusões ou uso excessivo do mesmo movimento. É possível previnir isso? O ato de previnir lesões é um comprometimento que todo atleta que busca atingir seus objetivos a médio e longo prazo tem que dedicar uma parcela do seu treino, gosto de dizer que 5min todos os dias, poupa 6meses de recuperação. Como previnir então? Você pode se utilizar de diversas formas de treinamento para melhorar a sua saúde articular. Como um aquecimento adequado: Realize exercícios preventivos Execução Correta Evitar excesso de treinamento Acompanhamento adequado Diversos tipos de atividades como mobilidade articular através de movimentos como circundução dos ombros quadril, movimentos com amplitude de movimento completos, ajudam a ter um aquecimento articular mais adequado que propicia não somente mais força, mas também saúde articular. Abraços e Bons treinos!

Hipertrofia Muscular

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Hipertrofia muscular, por motivos estéticos ou saúde, o treinamento visando hipertrofia é o foco de 70% das pessoas que frequentam uma academia, mas como atingir esse objetivo de maneira rápida e eficaz? O grande segredo da hipertrofia é forçar seu corpo a se adaptar, para isso nem sempre é necessário levantar mais peso, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Imagine que se você tivesse que aumentar 5kg toda semana no supino, em 1 ano você teria aumentado 250kg. A progrssão é o grande segredo da musculação, progredir de um treino para o outro, e essa progressão pode se dar de diversas maneiras:

Treinamento Funcional

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Apesar de não ser um aplicador cego do treinamento funcional, me sinto confortavel com a liberdade gerada por esse tipo de treinamento. O fato é que o treinamento funcional é muito mais que um treinamento de equilibrio, ou atos circences como muitas pessoas acham, o treinamento funcional engloba um treinamento que visa capacitar as pessoas para suas atividades da vida diária. O treinamento funcional envolve:

O valor do Personal Trainer

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O exercício físico apesar de fundamental para uma boa saúde, é visto como um segundo plano para a grande maioria das pessoas. Isso acontece de uma maneira que eu acredite ser mais desvalorizada pelas atitudes do professores de educação física. Se não existisse planejamento, conhecimento cientifíco, pesquisas de nada adiantaria estarmos lá passando treinamento, não seriamos diferentes de alguem que treina a 15anos e provavelmente conhece diversas técnicas. O que eu quero dizer com isso, é que existem milhares de blogs, sites, programas para computador, iphone, smartphones, que lhe oferecem programas aleatórios, isso é específico para você? É ideal para você? Vai lhe dar o resultado que você quer, o mais rapidamente possível e de maneira segura? A desvalorização do conhecimento em qualquer área torna o produto que oferecemos algo como "um amigo para treinar junto" e nosso serviço deveria ser valorizado como doutores do exercício físico, da prevenção e saúde física. Ontem eu fiq

Meu treino

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Uma das coisas que mais vejo procurarem no blog, é sobre meu treino, acho importante deixar claro que o meu treino é projetado para mim. Mas vamos lá. Meu objetivo agora é condicionamento físico, com foco em força corporal relativa, ou seja, quero conseguir executar mais movimentos com meu próprio corpo. Atualmente eu estou com 86kg, e vou chegar a 82kgs. Apesar de saber que irei perder gordura no processo do treinamento a alimentação está basicamente a mesma da minha fase anterior que era de hipertrofia.

Seleção dos exercícios

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Apesar de parecer pouco importante, escolher os melhores exercícios para seu objetivo tem um grande papel nos seus resultados. Apesar do principal fator no treinamento ser os métodos utilizados, de nada adianta escolher os métodos certos, e exercícios que não vão de encontro com seu propósito. A princípio escolher os exercícios mais díficeis parece uma escolha correta, mas os exercícios devem ser feitos de maneira progressiva, incluindo mais movimentos, maior amplitude, etc. Isso assegura que você tenha uma prática saudavel, sem lesões e melhoras mais rápidas. Alunos iniciantes podem começar com exercícios mais estáveis, realizado em máquinas, conforme se vai evoluindo pode-se realizar exercícios com cabos, barras e halteres. Preste atenção principalmente para a qualidade do movimento a ser realizado, se executar um exercício com um peso X com halteres, o movimento está ruim, procure executar com um peso menor ou comtrocar de halteres para barra. Isso é principalmente verdade em exercí

Como ser um Personal Trainer

Falar um pouco sobre minha profissão é fácil, díficil é trabalhar nela, rsrs. Você quer ser um personal trainer de sucesso? Vou lhe explicar algumas coisas que eu considero fundamental para isso. -Seja formado em educação física, e faça uma pós graduação. Apesar de parecer básico, muitas pessoas ainda não formadas trabalham na área, e acredito que por ser um serviço "muito especial" é necessário um alto grau de capacitação. -Faça cursos, cursos e cursos. Aprenda de tudo o que gosta e o que não gosta, eu jamais dei aula de spinning, jump, kangoo, mas eu já fiz todos esses cursos, porquê? Seu aluno vai querer treinar com você e fazer aulas, e você tem que saber quais indicar e como o corpo deles reage a tal treino. -Treine, treine e treine. Eu venho de origem de performance esportiva, mas eu já treinei de 1000maneiras para hipertrofia, força, flexibilidade, agilidade, velocidade. Você é seu 1 aluno. -Alimentação. Você também é seu 1 aluno com problemas alimentares, você tem que

Observando os resultados

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Uma das coisas que me da mais gosto no meu trabalho é a hora da realivaliação, é um momento muito legal, pois é como se todo esforço do mês de treinamento fosse recompensado naquela hora, todo esforço por minha parte e por parte dos alunos. Ontem realizei reavaliação em 3 alunos, 2 com objetivos claros de emagrecer e um com um objetivo de melhoria da composição corporal. Nos dois alunos voltados para o emagrecimento um perdeu 7kg e o outro 4kg, tudo isso em 5 e 3 semanas de treinamento. Apesar de serem resultados incríveis, levando em conta que na avalição da bioimpedância ambos ganharam massa muscular também além das cargas de treinamento tanto aeróbio quando anaeróbio terem melhorado significativamente, é importante ressaltar que ambos quando começaram a treinar tinham aquela idéia de revista de banca de jornal, emagrecer 5kg em 10 dias. A primeira coisa que se deve saber é que para perder GORDURA é necessário um processo longo, essas dietas malucas podem realmente te fazer perder 5k

Circuitos diferentes

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Eu sou um grande fã de treinamento em circuito, por tornar o treino mais denso é possível realizar mais trabalho em menos tempo, podendo dar mais atenção a diversas outras coisas no mesmo treinamento. Um dos grandes erros do treinamento é realizar sempre série de 10 repetições, a mesma coisa acontece com o treinamento em circuito, não é necessário realizar um circuito enorme e nem com repetições altas. Por exemplo: um atleta de judô não precisa realizar 15movimento seguidos, podemos dizer que se realizar 1 corretamente e explosivo, ele ganha a luta, mas precisa ter resistência física para desenvolver esse movimento diversas vezes. Então um circuito para ele poderia ser alguns movimento diferentes realizados apenas 1 vez. Outra característica muito legal do circuito é o trabalho por tempo, onde é possível realizar quantas repetições, ou séries de cada exercício por tempo, gosto muito dessa versão pois o atleta se autoregula a intensidade e tem sempre um objetivo, ser o mais rápido e mel

Emagrecendo sem sofrimento

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O fato de emagrecer para a maior parte das pessoas é ver o peso da balança diminuir, apesar de isso ser uma perda de peso, não é necessariamente um emagrecimento. Para emagrecer é necessário perder gordura, e para que isso seja alcançado com sucesso você precisa de uma combinação de alimentação e exercício. Eu já fui gordinho também e sei como começar um projeto para emagrecer gera ansiedade e busca por resultados rápido, mas é aí que mora o perigo começamos a procurar dietas e exercícios mágicos, e nos pesamos diversas vezes ao dia. Mas qual a combinação de exercícios que vai gerar o melhor resultado? Essa é uma resposta altamente individual, que depende além da sua estrutura física, seu gosto pessoal. É se você gostar do que faz é provavel que irá ter mais resultado, vou dar um exemplo, eu tenho um aluno criança que ele odeio correr, não gosta de andar 5min, mas se eu coloco ele com exercícios relacionados a futebol ele desenvolve as atividades corretamente. A mesma coisa vale par

Panturrilhas...

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É comum observarmos pessoas treinando as musculaturas da panturilhas, soleo e gastrocnemios, com altas repetições, buscando hipertrofia, mas isso é verdade mesmo? Devemos utilizar repetições mais altas, mesmo buscando hipertrofia, para musculaturas que supostamente tem uma predominancia maior de fibras lentas? Se existe uma predisposição maior de fibras lentas naquela musculatura, fica claro que é mais díficil de se conseguir um aumento de massa muscular na região, visto que as fibras rápidas são as que tem maior capacidade para hipertrofiar. Se você treinar com repetições mais altas, isso fará com que você crie um ambiente mais predisposto a essas fibras se adaptarem para uma resistência muscular e não hipertrofia-lás. Se você quer hipertrofiar uma musculatura deve aplicar a ela um protocolo adequado voltado para hipertrofia, se o estimulo normal de hipertrofia não resulta em nenhum benefício procure aumentar a intensidade ou volume do treinamento daquele determinado musculo e observe

O exercício mais brutal de todos

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Olha podem falar o que quiser, eu não ligo, se você conseguir inventar um exercício mais completo que o Terra que se possa mover a mesma carga eu bato para você. O terra é um, se não o, exercício que eu mais gosto, apesar da resistência em muitas pessoas a realiza-lo, pela má reputação que ele tem e pela confusão com o stiff (exercício que já deve ter lesionado muitas pessoas, porquê quase nínguem faz corretamente). O terra é um exercício muito completo e funcional, consegue estimular hipertrofia de uma maneira excelente, é possível parar e analisar o tanto de movimentos esportivos envolvem movimentos similares ao terra. -No Wrestling / Luta Olímpica / Greco-Romana é claro a semelhança. Além de fortalecer toda cadeia posterior, que é fundamental para movimentos como o de corre. Essa mesma musculatura é recrutada diversas vezes ao d ia em movimentos como o de carregar caixas, etc. Além de ser um movimento muito completo, o terra tem um gasto energético enorme, pois envolve diversas

Quero emagrecer

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Mesmo sendo acho que o assunto mais falado da internet existem diversos mitos a respeito de emagrecimento, então vou tentar falar de todos em um só post: -Dieta, Dieta e Dieta, ocê tem que ter um acompanhamento nutricional, se não a tarefa se torna impossível. -Não existe suplemento mágico para emagrecer. -Não tem treinamento mágico. -Aeróbio é uma parte, não o todo, não se foque somente em correr. -O treinamento de musculação deve ser focado principalmente para o corpo todo, movimentos que envolvem grandes grupamentos musculares. -Não precisa se focar em fazer repetições altas. -Mantenha um tempo de descanso entre as séries curto. -Não existe exercício para queima de gordura localizada. -Abdominais não irão definir seu abdomem. -Treinamentos longos também não ajudaram mais. É isso ai pessoal espero que tenha conseguido esclarecer um pouco, qualquer dúvida só comentar, clicando no número vermelho na parte de cima do post. Abraços e Bons treinos!

Novo estímulo

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Tão importante quanto ter um treinamento bem planejado, é que seu treinamento tenha variedade, com isso eu quero dizer que não importa quão bom seu treino possa ser, você tem que muda-lo de tempos em tempo. Seu corpo se acostuma a um estimulo e para de buscar progredir, ou seja, você para de receber qualquer benefício do treinamento que você está realizando. Costumo permanecer em um planejamento com os alunos que buscam hipertrofia por 1 mês, e com os alunos que buscam emagrecimento eu realizo um treino diferente todos os dias(dentro de uma progressão), com isso consigo que oestimulo seja eficaz para o objetivo, e que o aluno se mantenha sempre evoluindo. A grande questão é, para onde eu devo progredir? Como todos sabem é impossível, sempre aumentar o volume, realizando uma série a mais ou novo exercício, então a solução é treino mais díficeis. Para quem busca hipertrofia isso pode significar utilizar uma divisão de treino diferente, utilizar menor descanso, exercícios mais difíceis, t

Para que serve os Suplementos?

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Como profissão na educação física não faz parte da minha função prescrever dietas e suplementos, para isso se deve procurar uma nutricionista, mas como devo conhecer sobre alimentação e suplementação para saber no que isso pode influenciar o treino de meus alunos. Então vai uma lista dos suplementos mais tomados e "para que eles server": Whey Protein: apesar de existir diversos tipos, é um tipo de proteina de rápida absorção. Albumina: Uma proteína completa, mas de não tão rápida absorção. Maltodextrina/dextrose: são carboidrato de rápida absorção. Bcaa: São proteína, mas s ervem principalmente para buscar evitar catabolismo e graças a Leucina tentar estimular o sistema a ser mais anabolico. Glutamina: Uma proteína que tem como principal função fortalecer o sistema imunologico. Creatina: Têm como função aumentar as reservas de CP no músculo, que ajudam a ter uma melhor performance em exercícios de potência e força. Hipercalóricos: Possuem grandes quantidade de kcal, em geral

Como ganhar massa muscular

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Você se pergunta o porquê não está ganhando massa muscular? Muito comum em quem procura ganhar massa muscular fazer quase tudo certo e não hipertrofiar, digamos que o vou fazer uma lista de possíveis coisas que estão lhe impedindo de ganhar massa muscular: -Você não está comendo kcal e nutrientes suficientes (consulte uma nutricionista). -Você esá com deficiencia de alguma vitamina ou sais minerais. -Você toma pouca água. -Você se alimenta de maneira ruim pré e pós treinos Não tem como negar que alimentação é fundamental para hipertrofia. -Você utiliza um treino que não serve para você -Você treinar com pouca frequência. -Você não treina com intensidade suficiente. -Você treina com muita intensidade. -Você não da descanso nunca. -Você tem uma divisão de treino que não da tempo para supercompensar. É muito comum na vontade de conseguir resultados mais rápido fazer treinamentos de atletas e querer montar o próprio treino, mas é preciso saber que é importante ter um treino elaborado para

Devo treinar doente?

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Essa pergunta é classica de quem gosta de treinar, como ninguem é de ferro é natural ficar doente. Mas devemos treinar mesmo doentes? Como para varias perguntas a resposta é depende e aqui vou eu orientar se você deve ou não treinar de acordo com alguns requisitos: -Ouça seu corpo, você sente que seu treino não vai render 80%? Não vá treinar. -Você sente dor no corpo? De cabeça? Não vá treinar. -Você se sente enjoado? Fraqueza? Não vá treinar. -Febre?Problemas intestinais? Não vá treinar. Agora se você sente outros sintomas como nariz escorrendo, tosse leve, não há problema, mas procure fazer um treino de manutenção, se era semana de treinamento mais forte, realize uma semana de treino mais leve. Importante analisar se você está reagindo bem treinando e resfriado, tem pessoas que um treinamento afeta mais a imunidade que outras. Lembre-se você tem que treinar para melhorar! E em uma semana você não irá perder tudo que conquistou com muito treino. Abraços e Bons treinos!

Pressão alta

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Hoje em dia é cada vez mais comum as pessoas sofrerem de pressão alta, pelos mais diversos motivos, mas quem sofre de pressão alta pode realizar qualquer tipo de exercício? Complicado falar sobre o que fazer e o que não fazer, mas sabemos que exercícios aeróbios de baixa e média intensidade têm efeito hipotensivo, ou seja, abaixa a pressão. O sedentarismo aumenta em um terço o risco de desenvolver hipertensão e em 50% o de ter diabetes. Atividades físicas regulares reduzem o colesterol e ajudam a controlar a pressão arterial. Meia hora por dia é suficiente para garantir benefícios à saúde. Quanto ao treinamento de musculação, algumas coisas devem ser tomadas cuidado: A principal é a carga! A carga que dita a intensidade do exercícios, deve-se evitar cargas altas ou próximas do limites para aquela faixa de repetição. Sr.Fitness:" Algumas dicas para quem tem pressão alta: -Realize exercícios

Vencendo a insônia

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Cansado de noites mal dormidas? Acordar com sono? Dormir e não sentir-se revitalizado? Insônia é um problema. Mas exercício pode ser a solução. Não existe uma formula que resolva a insônia de todas as pessoas. Cada pessoa necessita de um tratamento especifico, apropriado as características individuais, é necessário ser recomendado por um médico especializado. A pratica constante de exercícios melhora o sono e a qualidade de vida. Afrequencia  é importante e é justamente ela que vai aumentar e ajudar a mantr todos os benefícios. Em geral, a realização de exercícios físicos 3x já tem efeitos positivos para a manutenção da saúde e do sono. Em especial exercícios aeróbios demonstram ter um efeito extremamente possitivo, em especial se realizados em horários um pouco distante da hora de dormir. Abraços e Bons treinos.

Execução Correta

Faz tempo que eu tinha vontade de falar mais precisamente sobre diversos temas, que não necessariamente eu teria que estar realizando o exercício. Por isso eu vou postar alguns videos onde eu vou estar falando, e vai ter cortes para os exercícios, sim um videolog. O tema de hoje é a correta execução dos exercícios (preste atenção para minha execução hilária de rosca, kkk) . Então vou focar no porquê de cada coisa, com esses videos espero trazer um pouco mais de conteúdo para todos que acompanham o blog. Queria agradecer a todos que recomendam meu blog para os amigos da academia, parentes, mostram para os amigos, o blog tem crescido bastante graças a vocês! Meu muito obrigado e Bons treinos!

Aulas e modalidades de academia

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Eu ando realizando diversos tipos de cursos, para procurar me aprofundar no que eu ainda domino, é verdade, meu forte foi sempre treinamento de musculação e funcional, voltado para diversos objetivos, então ultimamente decidi fazer cursos de ginástica para procurar compreender melhor as técnicas e deixar de ter preconceito achando que as aulas deixam a desejar pelo número excessivo de alunos. Mas o que eu venho falar hoje é: o aluno de academia acha que a academia é um parque de diversos e realiza diversas aulas de grupo e musculação (com todo direito por sinal, pois ninguem lhe orientou corretamente), e isso é o ideal? isso lhe faz bem? A organização da semana de treinamento do aluno faz parte do planejamento e se não for bem elaborada pode prejudicar os resultados do aluno, fazendo-o perder tempo e colocando-o em perigo de lesão. Então vamos a um mini manual de como organizar suas agenda: -Aulas que exigem coordenação sempre primeiro(danças e ritmos). -Musculação antes de qualquer ae

Exercícios do treinamento funcional

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Antes de mais nada é bom esclarecer que o treinamento funcional busca proporcionar um treinamento mais próximo das necessidades do dia-a-dia de cada pessoa, então é importante que a escolha dos exercícios seja bem planejada, bem como a estrutura do treinamento seja adequada as demandas de cada um. Para cada pessoa o treinamento funcional tem algo a oferecer, para um fisiculturisma por exemplo, utilizar alguns exercícios funcionais como aquecimento, ajuda a ter uma ativação neural e aquecimento articular mais eficiente, proporcionando um melhor treinamento. Para a grande maioria dos atletas, o treinamento funcional vem como ferramente para prevenir e fortalecer os pontos fortes e fracos do atleta, atráves de gestos motores parecidos com os realizados no esporte específico e de acordo com a individualidade de cada um. Para o senhor e a senhora que não é atleta o treinamento funcional, vem como uma ferramenta a mais para a elaboração de um treinamento que trabalhe