sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como ser um Personal Trainer

Falar um pouco sobre minha profissão é fácil, díficil é trabalhar nela, rsrs. Você quer ser um personal trainer de sucesso? Vou lhe explicar algumas coisas que eu considero fundamental para isso.
-Seja formado em educação física, e faça uma pós graduação.
Apesar de parecer básico, muitas pessoas ainda não formadas trabalham na área, e acredito que por ser um serviço "muito especial" é necessário um alto grau de capacitação.
-Faça cursos, cursos e cursos.
Aprenda de tudo o que gosta e o que não gosta, eu jamais dei aula de spinning, jump, kangoo, mas eu já fiz todos esses cursos, porquê? Seu aluno vai querer treinar com você e fazer aulas, e você tem que saber quais indicar e como o corpo deles reage a tal treino.
-Treine, treine e treine.
Eu venho de origem de performance esportiva, mas eu já treinei de 1000maneiras para hipertrofia, força, flexibilidade, agilidade, velocidade. Você é seu 1 aluno.
-Alimentação.
Você também é seu 1 aluno com problemas alimentares, você tem que servir de exemplo, não precisa ser modelo fotográfico, mas se você só come bobagem qual exemplo vai dar para os alunos? Além disso tem que se saber como cada tipo de alimentação influência no exercício.
-Leia 2 artigos por dia.
Criei esse hábito no primeiro ano de faculdade, algum professor me falou que isso, em 5 anos ia me tornar um profissional Top. Desde lá todos os dias comecei a ler um artigo de site da internet (como o meu blog), parti mais para frente para capitulos de fisiologia, e hoje em dia eu leio 2-3 artigos ciêntificos em inglês todos os dias e mais 1-2 na internet.
-Aproveite o que é bom para você.
Leia de tudo mas procure guardar o que você acha util, existe muito informação, tentar saber tudo não vai adiantar nada.
-Seja especialista.
No esporte não adianta você ser mediano em 5 esportes, tem que ser o melhor em 1! Mesma coisa, procure seu foco de trabalho e se concentre nele.
-Ache seu cliente.
Devo cobrar 30 reais ou 150 reais a aula?! Simples, mas complexo. Você deve achar seu nicho de mercado e investir nele, eu acredito que tudo tem um limite, com o passar do tempo também sua aula irá ficar mais disputada, comece cobrando um preço mais acessível.
-Mantenha seu cliente.
Uma das coisas que eu observo é a rotatividade de outros personais, para ser sincero até hoje nenhum cliente me largou, para isso você deve ser:
atencioso, preste atenção não somente na execução mas no aluno em si
amigo, se você está lá é sempre para ajudar
profissional, dê resultado isso é o que mantém o aluno, FAÇA AVALIAÇÃO
inovador, passar 3x10 sempre é brincadeira né?
planeje, o aluno percebe o quanto você se dedicou para planejar
brinque, tem gente que não gosta de treinar, procure algo que ele goste de fazer
explique, comente com seu aluno o porquê das coisas


É isso aí pessoal espero ter dado uma luz, abraços e bons treinos!

4 comentários:

  1. Bons conselhos Ricardo. Abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo eu me chamo Alane e sou estudante do 1 ano em ed.fisica..estou lendo muito sobre ser um personal de sucesso, pois é isso que quero ser, personal..tenho 29 anos e muita garra..obrigada pela dica...sucesso

    ResponderExcluir
  3. Oi Ricardo, gostei muito do seu blog, gostaria que me desse uma dica sobre estação de ginastica que tem varios exercicios em um só equipamento, peço que me indique um que trabalhe barriga, pernas e bumbum.Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Muito complexo indicar esse tipo de aparelhagem, não tenho nenhuma sugestão. Tome muito cuidado ao realizar exercícios sozinha, minha sugestão é que procure orientação em uma academia. Abraços e Bons Treinos!

    ResponderExcluir