quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Creatina

Um dos suplementos mais polemizados, a Creatina já foi proibida pela anvisa e hoje em dia se encontra liberada. Mas pra que serve a Creatina? Como tomar Creatina? O que faz a Creatina? Qual o efeito da Creatina? Muitas dúvida e vamos solucionar todos esse problemas neste post, que espero solucionar todas as dúvidas....A Creatina é uma substância já presente em nosso organismo, que serve para resistetizar(refazer) o ATP, que é nossa molecula de energia, ou seja, como nosso estoque é limitado pelo nosso consumo de alimentos que possuem creatina, a suplementação surgiu como uma oportunidade de aumentar esses estoques. Como tudo no corpo e na vida, há um limite de armazenamento de Creatina no corpo, e todo excesso faz mal, apesar do mito que tomar Creatina cause pedras no rins, em nenhuma pesquisa isso foi comprovado ainda( se alguém souber de alguma que sim, ficarei feliz em ler).

Quando o músculo armazena a creatina ele leva consigo moleculas de água, por isso é normal que o indivíduo fique mais pesado, justamente pelo acumulo de água, que não prejudica em nada, mas é importante lembrar que você não ganhou musculos instantaneamente ao tomar creatina.
Quanto ao realizar os exercícios há mais combustível reservado para exercícios intensos que podem resultar em aumentos significativos de força e uma ligeira melhora na capacidade de recuperação, o que tende a ser benéfico para qualquer atleta.

Acredito que a creatina como qualquer outro suplemento alimentar deve ser utilizado por prescrição de um nutricionaista, o qual vai avaliar a quantidade ideal para você de acordo com o seu biotipo, alimentação e objetivos.
Abraços e Bons treinos

2 comentários:

  1. Sobre a ingestão:

    Eh bem famosa a fase de saturação, na qual chega-se a ingerir 20 gramas ao dia por 1 ou duas semanas. Após tal fase, tradicionalmente ingere-se 10 gramas em dia de treino e 5 em dia de descanso. Além disso, eh tradicional ciclar a ingestão de creatina: 1 ou 2 meses tomando depois 1 ou 2 meses sem tomar. A verdade é que existem dezenas de ciclos por aí...

    Porém, pesquisas mostraram que a fase de saturação é desnecessária. Além disso, caso a ingestão seja de 3 gramas ao dia, você pode ingerir creatina sem ciclos.
    Vale lembrar que, como há efeito osmótico, é importante ingerir mais líquido do que o normal.

    ResponderExcluir
  2. Prêmio anual de Melhores Suplementos!...

    Eu achei seu artigo/post interessante então adicionei um Trackback para o meu blog :)...

    ResponderExcluir