quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Força Máxima

Para quem é atleta o desenvolvimento de força máxima e força explosiva são fundamentais para o desempenho esportivo, mas para quem é voltado para o fitness, por exemplo, o aumento das cargas utilizadas durante o trabalho para hipertrofia.
Ao contrário da crença popular o tamanho de um musculo não é diretamente proporcional a força muscular, apesar de um musculo maior ter maior probabilidade de desenvolver mais força. Mas como desenvolver uma rotina voltada para a força?
A primeira questão é o treinamento para força máxima envolve principalmente o SNC, ou seja, é necessário uma cautela para evitar o excessod e treinamento, já se sentiu cansado dia todo? Meio com dor de cabeça? Desanimado? Pode ser fadiga do SNC.
Para um treinamento voltado para força é necessário...Saber sua força atual, por exemplo supino = 100kg para 1 repetição. Importante: não é necessário testar o 1rm, testando 3rm ou 5rm é bem confiável o resultado e você pode depois re-testar no mesmo teste.
Apartir daí, você deve escolher o tipo de rotina que acha mais adequado, e trabalhar no supino com cargas entre 75%-95% está excelente para força, dentre as séries procure descansar +ou-3-5min, sempre procurando controlar a descida do peso e explodindo na subida.
Vou exemplificar um dia de supino, para quem treina esse movimento em um dia específico.
Supino:
Várias séries subindo o peso treinando a técnica do supino e posição correta.
Até chegar no peso a ser trabalhado no dia e realizar pelo menos 2-3 séries.

-Supino com halteres.
-Desenvolvimento
-Paralelas
-Prancha abdominal.

Esse apesar de ser um treinamento extremamente simples, e conter básicamente movimento complexos, eles são extremamente eficazes para desenvolver força máxima.
Abraços e Bons treinos.

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