quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Treinando atletas

Treinar atletas das mais diferentes modalidades além de ser desafiador, é um serviço muito recompensador, o fato é que o atleta é feito de todas as suas capacidades técnico-táticas e preparação física, e tem um ditado que diz um lutador sem "gás" é uma garotinha de luvas.
Para treinar qualquer atleta o foco principal deve ser uma programação voltada para o dia da competição, o preparador físico seja ele de artes marciais, MMA, Judô, Jiu Jitsu tem que fazer uma progressão até o dia da competição para que o atleta chegue em pico de performance ao invés de acabar em overtraining....
Já para atletas de modalidades que duram temporadas o foco é na pré-temporada aumentar as capacidades físicas e durante a temporada, realizar uma manutenção e prevenção de lesões.
Para que um trabalho seja realizado de maneira efetiva é importante também analisar o atleta como indivíduo, ou seja, observar seus pontos fortes e fracos, pois treinar todos os atletas de maneira igual mesmo fora do período de competição não é o ideal.
Uma estratégia que eu considero ideal, é no período de base além de desenvolver as características físicas de base da modalidade utilizar exercícios normal, como supino, terra, barra, levantamentos, e no decorrer da preparação colocar movimentos mais funcionais e específicos do atleta, como barras no kimono, utilizar uma situação da competição que exija força e potência física, na mesma medida e frequência que a utilizada na competição.
Isso garante que a força se transfira para uma situação real que o atleta irá enfrentar durante sua competição, pois de nada adianta realizar 1 levantamento olímpico com 150kg, e na hora do boxe conseguir dar apenas 1 soco por round.
Por isso é natural que um atleta tenha que ter seus pontos fortes, enquanto minimiza seus pontos fracos, vale a pena conferir esse video:




Para que o atleta tenha sucesso, diversos aspectos são importante, mas a preparação física tem o papel decisivo e é a diferença entre o campeão e o resto.
Abraços e Bons treinos!

2 comentários:

  1. Muito bom seus videos e o seu trabalho, pratico jiu-jitsu sou do Espírito Santo tenho 18 anos.. Aqui não temos muito apoio "profissional" para se tornar um competidor de ponta, por isso que eu mesmo procuro dicas (revistas, sites, videos), formas, enfim algo que eu sei que possa me ajudar a melhorar meus treinos e meus resultados, show de bola seu trabalho, tentarei acompanhar o máximo.. abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado pelos elogios, no que for possível estarei buscando ajudar no que precisar. Abraços e bons treinos!

    ResponderExcluir