terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vencendo a obesidade

É cada dia mais comum a obesidade na população brasileira, e o exercício tem um papel fundamental para ajudar a reverter essa situação.
Dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados hoje indicam que o total de homens acima do peso na população de 20 anos ou mais chegou a 50,1%.

Na POF de 2002-2003, essa proporção era de 41,4%. Agora além de queimar kcal o exercício tem algum benefício? O exercício tem um mecânismo que ajuda a emagrecer além do gasto energético, é a..
Sensação de saciedade, ao realizar exercício o indivíduo tende a se sentir mais saciado e diminuir o consumo em até 30%.
Uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou, pela primeira vez, que as atividades com o corpo humano aumentam a sensação de saciedade e, naturalmente, diminuem o consumo calórico em situação de obesidade.
É importante lembrar que o excesso de peso e obesidade estão ligados a um desequilíbrio entre a ingestão e a utilização de calorias, que podem levar a diversos disturbios metabólicos, como diabetes e hipertensão.
Tão importante quanto o exercício físico é o acompanhamento alimentar e psicológico para que seja possível um trabalho sério e de efeitos garantidos.
Abraços e Bons treinos.

Um comentário:

  1. RW, o que acha da resposta desse cara para a pergunta: "Comer à noite engorda?"

    http://www.youtube.com/watch?v=i0Jlck5nSIg

    Que tal um post com a SUA resposta para essa pergunta?

    abcs!

    ResponderExcluir