quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Abdominais

Muito comum o mito de que fazer abdominais "emagrece" ou "enxuga a barrida". Esse mito apesar de atralhapar o verdadeiro conceito de treinamento abdominal, coloca um ponto importante que é o abdominal deve sim ser trabalhado, mas de que forma?
A musculatura abdominal é recrutada em diversos outros movimentos, como agachamento e barra livre, então é realmente necessário treina-la? Uma das coisas claras então com essa afirmação é que fazer abdominal antes do treino de perna, não tem muito sentido, pois você realizaria uma pré-exaustão, de uma musculatura que está lá para prevenir lesões.
Outro ponto interessante é para que a musculatura abdominal serve, as 3 funções básicas seriam:
-Estabilização
-Rotação
-Flexão de Tronco

A estabilização é a principal função, pois previne lesões na coluna, que é um fator vital para qualquer ser humano. Dentre os exercícios mais característicos se encontram as pranchas, mas exercícios instáveis tem essa capacidade também de ativar essas musculaturas profundas do abdomem.

A rotação é um exercício completo, pois além de ser trabalhado em básicamente qualquer atividade da vida diária, é muito utilizado em esportes ou a habilidade de resistir a uma rotação. Essa variedade de abdominal permite uma série de exercícios que acrescentam uma variedade enorme no treinamento.

A flexão de tronco, apesar de ser importante, considero ela como tendo muito foco, basicamente o que se vê é um extremo uso de abdominais repetitivos e em séries de muitas repetições, que podem acabar prejudicando sua coluna, por excesso de movimentos e carga.

Um bom treinamento deve englobar esses aspectos, mas é importante pensar também, para quem esses exercícios devem ser prescritos. Um aluno iniciante provavelmente já tem estimulo suficiente só com outros exercícios e conforme for progredindo ir acrescentando no treinamento semanal os demais tipos de movimentos.
Abraços e bons treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário