sábado, 2 de outubro de 2010

Correr é o melhor exercício para emagrecer?

Esse é um bom mito que é amplamente divulgado, a corrida realmente tem um gasto energético muito alto, para a média populacional, algo em torno de 9kcal por mim. Isso é muito. Além de ser muito prático, "barato" e divertivo. Mas então corrida é o melhor exercício para emagrecer? A corrida é uma excelente ferramente que pode ser utilizada visando o emagrecimento, o problema é para quem se prescrever esse exercício. Pessoas com sobre-peso, sobrem com o acumulo de impacto nas articulações do tornozelo, joelho e quadril, abrindo então uma oportunidade para lesão. O ideal então é um trabalho progressivo, sim ele deve ser iniciado com caminhadas, exercícios de equilibrio e agilidade para previnir qualquer problema articular decorrendo da corrida ou do percurso utilizado para correr  (no caso da corrida de rua) e um trabalho resistido que não necessariamente necessita ser feito na academia, alguns trabalhos podem ser desenvolvidos em parques por exemplo, como utilizando o próprio peso corporal, elástico e treinamento em suspensão.
O importante é se fazer o que se gosta, com saúde e alcançando seus objetivos.
Abraços e Bons treinos

2 comentários:

  1. So isso que vc tem a dizer sobre corrida e em relação ao tipo de substrato utilizado na atividade..??? e em relação a intensidade ideal para emagrecimento. Esta muito vaga sua informação se vc puder melhorar agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita coisa a dizer, o problema é que a complexibilidade da informação é grande, por isso busco fazer textos de fácil compreensão para que todos compreendam. E a intensidade ideal vária de pessoa para pessoa. E são necessárias algumas ferramentas como análise ergoespirométrica para poder prescrever um treinamento extremamente preciso.
    Mas por favor olhe o post de hoje, no qual irei detalhar só um pouquinho a mais.
    Abraços e Bons Treinos.

    ResponderExcluir