domingo, 10 de outubro de 2010

Exercícios específicos no treinamento funcional

O treinamento funcional se tornou tão popular, que existem diversos experts. Uma das coisas mais antigas no treinamento é dar uma mimificada nos exercícios tradicionais para que eles pareçam mais com o exercício do esporte que a pessoa prática. Faz sentindo já que quanto mais próximo o movimento do esporte, mais transferência ele tem correto? Mais ou Menos....Se você realizar o movimento do nado crawl com elásticos, você acha realmente que tem uma transferência direta para o nado de uma pessoa? É só observar a mecânica do movimento é diferente, aonde as forças se encontram, aonde têm a resistência, etc.

Pior que isso é que ao realizar só esse movimento, a articular realmente é sempre exigida da mesma maneira, será no treinamento de natação ou no treinamento "resistido" ou seja o desgaste articular é cada vez maior em áreas específicas.

Um segundo ponto de vista, se você tiver que práticar um movimento de luta, o que é MAIS específico: realizar com adversário ou com elásticos? Não tem como argumentar. O treinamento funcional é uma ferramenta que deve ser utilizada, pois possue diversos benefícios, desde o treinamento de propriocepção, integração de movimentos, etc. UM dos benefícios é a utilização de movimento similares ao realizado no esporte, mas deve ser utilizado com cautela, para que não cause uma sobrecarga articular por movimentos repetitivos. Lembrem-se a chave para qualquer coisa com treinamento físico é PROGRESSÃO, melhorar a cada treino. Abraços e Bons Treinos.

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