segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aquecimento Geral ou Articular?

Aquecer é sempre uma polêmica, acredito que o unico fato que não é polêmico é que devemos sempre aquecer correto? Mas qual seria a forma ideal de aquecer? Qual o melhor modo para cada objetivo? Vamos entender como funciona o processo e qual você deve começar a utilizar hoje!Importante diferenciar que alongamento não é aquecimento, um alongamento dinâmico porém pode ser considerado um aquecimento, pois movimenta e prepara a musculatura e articulação para os movimentos que serão realizar no treinamento.


O aquecimento geral:
A tradicional corridinha na esteira, é efetiva para aumentar a temperatura que na teoria aumenta o fluxo sanguineo e melhora as reações químicas, que melhorariam o treinamento. Mas ao iniciar um treinamento de musculação por exemplo, o foco normalmente é um grupamento muscular, e naturalmente correr aumenta principalmente o fluxo sanguíneo para a musculatura das pernas, o que não contribuí muito para a melhora do rendimento.

Aquecimento articular.
Consiste de realizar movimentos para o grupamento que será trabalhado na sessão de musculação, além de elevar a temperatura, prepara a musculatura alvo para ser trabalhada e prepara a articulação para a sobrecarga que será imposta.

Ambas podem e devem ser utilizadas, importante pensar principalmente em qual tipo de treinamento você irá realizar e qual tipo de treinamento que você está acostumado a fazer.
Abraços e Bons Treinos

2 comentários:

  1. Talvez o assunto menos conhecido pelas pessoas em geral. Todo mundo acha que alongamento=aquecimento. Poucos são aqueles que realizam o aquecimento articular e acreditam nele...

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  2. eu aqueço com carga leves depois começa a brincadeira

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