quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dúvida sobre Hipertrofia part.1

Rafaela: "Qual é o meio mais apropriado pra ganhar massa muscular sem risco de lesão? fazendo uma periodização, como vc diz no site , ou indo até a falha muscular sem a preocupação de aumentar a carga? "
A resposta é simples, mas complexa também. Periodização. Mas porquê?
Não gosto de citar referências, mas essa é simplesmente fantástica realizada por Fleck and Kramer. 2 grupos de atletas, realizaram um treinamento por 3 meses, o grupo periodizado evolui quase 300% mais que o grupo que realizava um treino não periodizado.
Mas vamos olhar referências da vida real.
Atletas realizam periodos de treinamentos distintos, podemos citar uma pré-temporada no futebol, ou mesmo o treinamento diferenciado por fisiculturistas em epoca de competição, não somente na adição de treinamento cario-respiaratório, mas também na mudança de volume e intensidade(carga) do treino.

Trabalhei muito tempo com atetas e o mais díficil para um atleta é ficar sem treinar, mas é necessário um período onde seu corpo, ou seja, toda sua parte muscular, hormonal, adrenla e articular, se recupere do treinamento para que você possa iniciar mais um planejamento efetivo de treinamento.

Um treinamento bem elaborado envolve um planejamento diário, semanal, mensal, trimestral e anual, delineado e com objetivos a curto e médio e longo prazo, para que seja possível alcançar seus objetivos com segurança.

Mas porquê todo mundo não faz assim então?
Porquê da muito trabalho. Toda vez que vou montar 1 planilha de treinamento tenho que pensar não somente como será o treino desse mês, mas levar em consideração todo histórico de treinamento da pessoa, suas preferências, objetivos e aí sim começar a planejar o treinamento futuro.
Ao contrário do que parece lógico, devemos elaborar o treinamento do maior para o menor, ou seja, imaginar o ano, depois o semestre, depois o trimestre e ai sim o planejamento mensal. Para que seja possível elaborar um treinamento progressivo e adequado.

Abraços e Bons Treinos.

2 comentários:

  1. Meio complicado, tem como passar um exemplo vai agora de novembro até novembro de 2011 para um objetivo de hipertrofia dividido fica mais ou menos como?

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  2. Depende principalmente do individuo o treinamento, fica complicado de eu explicar como seria, mas poderia dizer qu se você olhar o exemplo do topo do post podemos analisar uma sequência de baixo, médio, alto, médio. todo treinamento deve ser "baseado" em uma ondulação desse tipo, no volume e na intensidade e isso tem que ser aplicado no planejamento mensal e anual. Mas de forma progressiva, pois daqui a 1mês você está melhor que a 1mês atrás.
    Abraços e Bons Treinos

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