terça-feira, 2 de novembro de 2010

Em busca do melhor exercício…part.2

No primeiro post, falei sobre a remada unilateral com halteres, e agora que exercício será? Qual grupamento muscular? Então vamos para o...
Agachamento com a barra livre.

Podemos dizer que é um dos movimentos mais naturais e ao mesmo tempo difíceis que de realizar. Existem várias formas de progredir para se realizar esse exercício, começando com base em movimentos em máquinas ou com educativos, a grande questão é que esse é um exercício que não falta na rotina de nenhum atleta, fisiculturista e pessoa que queira desenvolver a musculatura do membros inferiores.
Particularmente eu odiava realizar esse exercício e priorizava outros exercícios, pois é necessário uma base muito forte para conseguir realizar o movimento com segurança, bem como hoje em dia dou muito valor a um spotter (professor amigo meu que observa o movimento e está ali para ajudar caso seja necessário).
Porquê?
-Agachamento trabalha todos membros inferiores e core.
-É um movimento funcional
-Possibilita cargas altas
-É seguro
-Possibilidade de variações infinitas, com posições das pernas até bases.
-Um movimento que estimula parte anterior e posterior ao mesmo tempo.
-Tem força de tração e posição perfeitas para prevenir lesões de ligamentos(por isso é superior ao executado no hack/smith)





Ontem eu bati meu record no agachamento, o executei com 172.8kg . Confesso que ao tirar da base pensei estar carregando um carro, mas me lembrei que a primeira vez que fiz não deveria ter nem 50kg, parecia um carro também. Isso é muito legal, pois é um exercício que percebemos como nossa evolução ocorre, e embaixo da barra é você contra a gravidade.
Abraços e Bons Treinos.

5 comentários:

  1. Bom DIa
    Ótimo post e ótimo site
    Espero que continue com esses exercícios.
    Abcs

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  2. Inclui recentemente o Agachamento livre na minha rotina. Ele e o Levantamento terra são sem dúvidas os melhores em vários sentidos, mas o quê eu mais gosto, é que podemos perceber facilmente nossa evolução, devido a progressão das cargas!

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  3. Sem dúvida Alexandre, diversas coisas sempre serão modificadas, mas uma vez agachando, você vai sempre fazer esse movimento de uma forma ou de outra.

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  4. ola meu querido gostaria de saber se eu posso colocar o agachamento tanto na serie de posterior ou anterior das pernas?
    obs: sou iniciante na profissao de personal!
    desde ja agradeço abraços

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  5. No agachamento tanto anterior quanto posterior de coxa são acionado, devido a co-contração. Se você decidir realmente dividir o treinamento de pernas, minha sugestão é que você utilize os exercícios como agachamento com pés proximos no de anterior, e terra ou agachamento com a base aberta para posterior. Espero ter ajuda. Abraços e Bons Treinos para você e seus alunos.

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