segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Off-season x Bulking

Uma dúvida de um dos leitores do site era a respeito do "off-season", essa palavra que significaria numa tradução literal fora de temporada, é utilizada pelos fisiculturistas para buscar o ganho de massa muscular, como qualquer outro esporte, a utilizade do off-season é melhorar os pontos fracos e melhorar o desempenho em geral.
Um termo que surgiu do "off-season" é o Bulk, que na verdade seria o ato de ganhar peso, mas levando o fato ao extremo, ou seja, comer até não aguentar. Obviamente essa estratégia funciona para o ganho de massa muscular, mas também para gordura.
Todos os atletas seja de fisiculturismo, corrida, artes marciais, etc. necessitam de um período de off-season, onde é preciso trabalhar o detalhes, no caso do fisiculturismo é uma etapa onde o ganho de massa deve ser ganho de forma costante e procurar corrigir detalhes de simetria "shape", como todos sabem ganhar massa muscular é um processo lento que depende principalmente da sua capacidade máxima de sintese de proteína, ou seja, se você precisa de 2000 kcal para sobreviver, comendo 2700 ou 5000 você irá hipertrofiar a MESMA coisa.
A grande questão é que como grande parte ds praticantes de musculação acaba comendo muito pouco ( os garotos magros que começaram a treinar a pouco tempo) fazer um "bulk" na verdade leva eles para uma faixa de alimentação "correta" ( antes eles comiam 1000, no "bulk" comem 3000) ai eles acabam hipertrofiando.
Para os garotos ligeiramente gordinhos, ao tentarem acelerar os ganhos de massa muscular, fazer um "bulk" leva o percentual de gordura corporal as alturas e a dificuldade de se emagrecer depois e o processo de dieta, acaba por também sacrificar muito massa muscular.
O ideal é utilizar um treinamento adequado para você e fazer acompanhamento nutricional. Nada como um processo completo para que você alcance seus objetivos rapidamente.
Abraços e Bons Treinos.

Um comentário:

  1. Muito bom Ms., esclareceu minha duvida! Brigadão e abraço.

    ResponderExcluir