quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Perdendo gordura

Esse desafio apesar de ser simples na teoria na prática é muito mais díficil do que imaginamos. Só quem já foi gordinho sabe como é díficil perder aqueles quilinhos a mais, e ainda mais quando você se esforça muito e vê pouco resultado, seja ele na balança ou no espelho. Mas apesar de buscarmos o milagre, é possível dizer que já temos a solução para perder gordura.Sabemos que milagres não existem, mas soluções inteligentes sim. Um treinamento que ainda não foi comprovado pela ciência mas que inteligentemente muitos treinadores andam utilizando é o sistema alternado de treinamento resistido com cardio-respiratório. Mas como seria isso?

Consiste em realizar ou uma série ou um exercício e em seguida utilizar uma recuperação ativa, ou até mesmo uma velocidade limiar, na esteira. Além de otimizar o tempo, pois com esse treinamento é fácil acumular muito tempo realizando o treinamento aeróbio, também é possível que os exercícios da musculação tenham um efeito liberador de gordura (ácidos graxos e glicerol) da musculatura e dos reservatórios de gordura (adipócitos), facilitando então sua queima (metabolização).

Apesar de ser fantátisco como método de treinamento, pois gastando mais energia, mantendo a frequencia cardíaca elevada, realizando um treinamento de musculação e utilizando mais gordura durante o treinamento. Você cria o ambiente perfeito para emagrecer!

Mas esse tipo de treinamento tem uma limitação que é complicado manter esse tipo de treinamento por muito tempo, justamente por ser tão eficiente, além de exigir muito do seu corpo deve ser planejado corretamente, além de utilizado por breves períodos, 4-8 semanas, e depois trocado o rumo do treinamento, para que seja possível investir em diferentes métodos. Uma desvantagem ao meu ver é que o treinamento de musculação fica ligeiramente comprometido, mas o seu ganho em recuperação física é grande, ajudando a no futuro treinar mais pesado.

Abraços e Bons Treinos.

2 comentários:

  1. Otimo post! Já tinha pensado em te perguntar sobre esse metodo que inclusive já utilizei em minhas rotinas e gostei muito. Pra quem tá querendo perder gordura é uma ótima dica.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Bom tópico, poderia colocar algum agora com bom alimentos para quem busca a hipertrofia muscular.

    ResponderExcluir