quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Personal Infantil

Hoje em dia a obesidade infantil e a falta de atividade adequada para as crianças torna cada vez mais comum a procura por um personal trainer especializado para esse grupo de crianças, que os pais investem para que se tornem adultos saudaveis, mas uma criança deve treinar como um adulto? Realizar os mesmos exercícios? Se você tem filhos ou não esse post vai trazer diversos benefícios para você.Todo ser humano precisa primeiramente treinar para funcionalidade, é ok treinar para ter o corpo forte e definido, mas é obviu que você precisa andar, se locomover e realizar as atividades da vida diária. Uma criança tem estrutura ossea, desenvolvimento corporal, maturacional, metabolico, hormonal diferentes de um adulto.
Mas mesmo assim é cada vez mais comum encontrarmos crianças diabeticas e hipertensas.
A solução para esse público é encontrar atividades que gostem, como por exemplo esportes: futebol, judô, corrida . Mas quando o caso já está em uma situação urgente é necessário acompanhamento mais próximo por profissionais, como por exemplo nutricionistas, médicos, psicologos e personal trainers.
O foco de um personal é desenvolver as características de acordo com a fase maturacional da criança, alguns aspectos a serem trabalhados:
-coordenação
-agilidade
-velocidade
-capacidade aeróbia
-flexibilidade
E..
-Força

Ohhh.... Mas trabalho de força para crianças? Sim, porquê não?! Acho incrível que uma criança pode treinar judô e carregar o colega por inumeras vezes, fazer muita força muscular na ginástica olimpica, salta diversas vezes jogando basketball, mas não pode levantar um peso?
Concordo que as cargas, são diferentes, a periodização, o nível, a sequência de exercícios, tudo isso tem que ser adaptado para a crinaça( como para qualquer pessoa), mas exercício é exercício. Não adianta nada julgar uma modalidade de treinamento por estigma, a criança não ficará com problemas articulares e de crescimento se o trabalho for bem realizado e importante ser focado na parte LÙDICA, pois criança tem que se divertir.
Uma sugestão a se refletir: se a criança pode carregar até 10% de seu peso na mala do colégio, segurar 10% do seu peso é uma margem segura de treinamento.
Procuro realizar treinamento focados nas outras características, força é apenas um componente do treinamento. Que serve para desenvolver a criança como um ser humano saudável.

Um comentário:

  1. Muito bom esse tópico pois ainda existe o mito de a criança carregar peso n desenvolve sua estatura uma lenda

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