terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Correndo para emagrecer!

Eu já me utilizei de corrida como forma de emagrecimento quando mais novo, e além de ser uma excelente ferramenta é meio que "viciante". Mas vamos entender como usar a corrida para emagrecer e ficar de vez em forma para o verão!

O primeiro passo é entender se você está apto a correr:
-Sente dor em alguma articulação? Principalmente de membros inferiores?
-Está acima do peso?
-Possuí boa estrutura muscular?
-Qual a sua capacidade aeróbia?(essa é uma característica mais técnica)

Vamos supor que você está apto a correr. Tudo alegria, próximo passo é comprar o tênis e roupas mais caros e sair correndo maratona? Errado!
Próximo passo é começar entendendo as bases do treinamento. Vamos começar com 2 principios básicos que não envolvam a corrida diretamente.
-Educativos de corrida.
-Exercícios Preventivos

Os educativos por mais bobos que pareçam melhoram muito a corrida a curto, médio e longo prazo. Se o Usain Bolt, recordista mundial faz todos os dias, não me venha dizer que você não precisa.
Exercícios preventivo fundamentais para que você consiga praticar exercícios de qualquer tipo por muito tempo, a falta desse tipo de trabalho acarretá em lesões e dores articulares em 100% da população.

Então vamos começar a correr.
Você leu em algum lugar que corrida intervalada é melhor para emagrecer certo? Então vai começar fazendo uns 10 tiros de 30seg por 30seg de descanso? Errado!

Da mesma forma que a musculação o exercício intervalado proporciona uma melhora através de seus efeitos "pós" treino. Mas para que você seja capaz de receber os benefícios você precisa primeiro criar uma base. Na musculação ninguém começa fazendo uma divisão ABCDE, na corrida também não, existe uma progressão.

Essa progressão sempre ocorre de forma gradual e os treinamento intervalados são sempre os mais avançados.
-Primeiramente corridas longas e lentas
-Depois corridas longas e rápidas
-Depois corridas intervaladas de longos períodos
-Depois intervalados de curtos períodos

Mais importante do que apenas sair correndo, é como correr para ter todos os benefícios o mais rapidamente possível!
Abraços e Bons Treinos!

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