quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

É melhor usar barras ou halteres?

Vamos esclarecer, o porquê da escolha de todo os equipamentos de carga para realizar exercícios na academia. Desde o peso corporal até os equipamentos mais sofisticados, o porquê existe essa variedade e como você deve utilizar tudo isso em seu treino.-Halteres - O bom o velho halteres, muito prático é possível realizar uma gama enorme de exercícios com ele.
Vantagens: é que ele é ligeiramente instável e existem muitos exercícios como unilaterais, alternados e com giros.
Desvantagens: quem utiliza muito peso tem dificuldade de posicionar os halteres.

-Barra - O implemento mais utilizado do planeta.
Vantagens:aguenta muito peso, é razoavelmente seguro, e possíbilita uma instabilidade média.
Desvantagens: pode se tornar perigoso, caso não tenha nínguem cuidando da sua execução.

-Peso corporal - o melhor equipamento de todos.
Vantagens: "portátil" e também funcional, mas em basicamente todos exercícios ele utiliza mais musculaturas que utilizando pesos.
Desvantagens: Limitação para uso de carga.

-TRX - Treinamento em suspensão.
Vantagens: Trabalha muito a musculatura alvo e do Core.
Desvantagens: Necessário muita conciência corporal, alguns exercícios demoram para ser aprendidos.

-Medicine Ball- Bola de Peso
Vantagens: Pode se utilizar em diversos exercícios principalmente explosivos.
Desvantagens: Necessário espaço e local para arremessar o peso

-Elásticos -
Vantagens: Pode ser levado para qualquer lugar e uma boa combinação de exercícios com cargas pesadas.
Desvantagens: Falta de mensurar o progresso, díficil falar que está numa intensidade correta, a não ser pela própria percepção do aluno.

-Máquinas-
Vantagens:Movimentos controlados e estáveis
Desvantagens: muitas vezes limitadas e com movimentos não totalmente naturais

-Máquinas hammer-
Vantagens:Movimentos circulares e bi-articulados, lado direito independete do esquerdo.
Desvantagens:o Movimento circular nem sempre é o melhor.

-Cabos-
Vantagens: Exercícios ilimitados e instáveis, possíbilidade de trocar a direção da força
Desvantagens: Muita carga é díficil se manter posicionado.

-Sacos de Areia-Pouco utilizado no Brasil
Vantagens: Peso móvel, isso muda o acionamento muscular a cada repetição.
Desvantagem:Peso sempre igual.

-Prowler- Carrinho de empurrar
Vantagens:Movimentos sem contração excentrica.
Desvantagem: Falta de local para utilizar.

Ketlebell- Bola de canhão com alça
Vantagens:Aceleração é maior que em um movimento com halteres.
Desvantagens: Alto custo para aparelho ligeiramente desconfortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário