quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Esteira para emagrecer

Ontem no programa Show+, me perguntaram como utilizar a esteira para emagrecer e por quanto tempo.
Devido a necessidade da velocidade da resposta expliquei que é necessário uma intensidade respectiva para cada um visto que cada pessoa tem um nível de condicionamento, e por no máximo 1hr. Mas vamos entender a complexibilidade do assunto a fundo, e como usar da MELHOR maneira a esteira para perder gordura.

Primeiramente vamos entender que emagrecer = exercício + alimentação , gerando deficit calorico. Agora vamos entender que nem todos exercícios são iguais.
Nos exercícios AERÓBIOS temos 3 distinções básicas: SUB-limiares, LIMiares e SUPRA-limiares.

Basta entender que o limiar é aonde você começa a gerar ácido lático na musculara, mas nessa etapa você ainda consegue remove-lo, o supra-limiar a velocidade de produção é maior que de remoção e você IRÁ parar o exercício em breve se tentar manter essa velocidade por muito tempo.

Quando alguém corre SUB-LIMIAR: é possível correr por muito tempo, se utiliza gordura como principal subtrato, mas gasta "pouca kcal por tempo", é o velho devagar e sempre, esse treino serve como recuperativo também.

Quando alguém corre LIMIAR: é um treino mais desgastante no organismo e por isso não é recomendado se utilizar todos os dias, ele gera bastante fádiga na musculatura, mas não impede você de realizar o exercício, gasta muitas kcal e nessa intensidade é díficil falar e correr.

Quando alguém corre SUPRA-LIMIAR: é um treino mais puxado, você sente suas pernas pesarem, díficil correr por muito tempo nessas velocidade, esse treino é muito desgastante e tem que ser muito bem programado para não prejudicar seus rendimentos nos demais treinos.

Um exemplo de períodização para quem corre 3x por semana:
1 semana: SUB, SUB, SUB
2 semana: SUB, LIM, SUB
3 semana: LIM, SUB, SUP
4 semana: SUB, LIM, SUB

Ou seja, você já tem um treino períodizado de corrida, basta apenas consultar um especíalista para individualizar a velocidade da esteira para que você possa correr e obter todos resultados da corrida mais rapidamente.
Procure sempre um Personal Trainer ou um professor para lhe orientar antes de iniciar qualquer atividade física.
Abraços e Bons Treinos.

2 comentários:

  1. Então.....
    Isso foi bem fácil entender.... Agora a pergunta que não quer calar... Como eu, mero mortal vou saber se estou correndo SUB, LIM ou SUPRA limiar....
    Isso que vai me dizer é o Personal???

    Abraços mano...

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  2. Excelente pergunta.
    Para que isso seja presciso é necessário um teste ergométrico, mas é possível através de alguns testes, que infelizmente é necessário serem aplicados por um profissional.

    Uma outra possíbilidade para prescrição de treinamento de corrida para emagrecimento é através da frequência cardíaca( apesar de ser menos "prescisa"). Mas para o mesmo é necessário a compra de um frequencimetro, ou utilizar os que muitas esteira possuem.

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