domingo, 26 de dezembro de 2010

Periodização para Hipertrofia!

Uma das grandes "novidades" que eu sempre proponho é que seja feita uma periodização no treinamento, onde o fundamental é o período de "deload", mas muitas vezes isso foge tanto da realidade de treinamento da maior parte das pessoas, que milhares de dúvidas aparecem. Vou tentar esclarecer elas hoje, e a importância de VOCÊ começar a usar isso HOJE!O exercício físico é um estresse corporal, muscular, hormonal, articular, ou seja, ao treinar você está provocando reações no seu corpo, que ele buscará se adaptar e se adaptará um pouco melhor, para que se houver uma próxima cobrança dele, ele se saia melhor.
Mas ao mesmo tempo seu corpo tem uma capacidade limitada para realizar todo esse serviço, por isso é impossível treinar por 10hrs por dia, ou contruir 10kg de massa muscular por semana, ou mesmo treinar pesado o ano todo. COMO ASSIM? isso mesmo treinar pesado o ano todo.
Não quer dizer que você deve treinar leve o ano todo também, o mais importante é entender que seu corpo funciona como uma planta florida. É possível tirar algumas flores por vezes e elas iram nascer novamente, mas é preciso dar um tempo para que ela floresça.

O tempo que cada individuo consegue treinar pesado sem necessitar de um descanso ou entrar em um estado de fadiga vária, principalmente, de acordo com o condicionamento e individualidade. Iniciantes conseguem treinar por mais tempo sem entrar em fadiga, pois ainda não aprenderam a gerar tanta força e não elevam cargas tão pesadas.

Como então Funciona a Periodização?


 

O que é possível observar que a carga é aumentada constantemente, mas em um determinado período ela é menor, mas maior que no início do treinamento, isso proporciona esse efeito "escada". Onde nessa semana de carga menor o indivíduo se recupera e começa uma nova fase de treinamento melhor fisica e mentalmente.

 

 

A periodização é algo muito completo, é necessário que a programação seja feita do ANUAL para o diário, por isso é tão complexo de aplicar e é necessário muita prática para realizar de maneira correta. Mas para quem busca resultados de maneira rápida, eficiente e sem lesões, essa é a única forma.
Abraços e Bons Treinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário