quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Treinamento para Terceira Idade

O treinamento para terceira idade já é menos focado na questão estética(mas obviamente todos gostam de estar melhores com sua própria auto-imagem), mas obviamente que o principal é a questão de saúde. O mais importante é ter saúde para poder realizar suas atividades da vida diária com idependência e diminuir todas as problemáticas geradas pelo sedentárismo.
O idoso que praticar atividade física recebe não somente os benefícios do treinamento mas também o aspecto mental e social do exercício, a interação com as demais pessoas e o aspecto desafiador dos exercícios ajuda na saúde mental e memória. As melhores atividades para essa faixa etária seriam:

-Musculação
A manutenção da saúde ossea, muscular e ligamentar é fundamental para a locomoção e realização das atividades do dia-a-dia. Nada substituí o trabalho resistido.

-Aulas em grupo e coordenativas
Apesar de não ser o maior fã de aulas de ginásticas, é fundamental a pratica orientada de atividades em grupo, principalmente do ponto de vista coordenativo e social.

-Treinamento aeróbio
Importante esclarecer que não é somente caminhada, mas a corrida, bicicleta, etc. tem seu papel fundamental na manutenção da saúde cardíaca e pulmonar. Muito importante para fortalecer o sistema imunológico também.

Eu gosto muito de trabalhar com idosos, pessoas da terceira idade, pois ao mesmo tempo que é fantástico o trabalho e como isso pode melhorar a vida deles, para mim é muito recompensador do ponto de vista afetivo, nada como alguém lhe abraçar verdadeiramente.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário