quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Treinamento Preventivo

Cada vez mais comum pessoas que ao buscarem resultados rápidos e por conta própria sem a correta orientação acabam por se lesionar. Mas como fazer então para que eu possa treinar sem me lesionar? Alguns pequenos exercícios são fundamentais, vou ilustrar alguns e suas articulaçõs.Para quem treina musculação pesado é importante cuidar da saúde articular vamos começar por exercício que atingem os principais "pontos críticos":

Exercícios preventivos para Lombar:







Alongamentos:


Fortalecer o "manguito rotador":


Treinar propriocepção/equilibrio:



Post com muitas imagens pois espero esclarecer detalhes a respeito de quais exercícios podem ser utilizados. Todos esses exercícios podem ser utilizados como aquecimento articular ou parte principal de um treinamento. Tenham sempre em mente que é um treino preventivo, cuidado e nunca utilizem cargas muito altas.
Abraços e Bons Treinos

2 comentários:

  1. Talvez a lesão mais frequente em treinos de musculação seja nos ombros. Nessa lesão, quase a totalidade eh referente ao manguito rotador, daí a importância de seu fortalecimento. Antes de qualquer treino de peitoral ou ombros esse grupo muscular deve ser bem aquecido.

    Só um detalhe, que a primeira figura de alongamento da cadeia superior, o senhor da foto está curvando as costas "tentando" encostar os dedos das mãos nos pés o que é ERRADO. Nunca curve as costas desse jeito.

    ResponderExcluir
  2. Não é errado.
    Como se alonga a musculatura eretora da coluna? Ela faz parte da cadeia posterior.
    Veja por exemplo o teste de "sentar e alcançar" no banco de Well´s mede a flexibilidade de toda cadeia posterior e é exatamente o mesmo movimento apenas sentado.

    Abraços e Bons Treinos.

    ResponderExcluir