terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Exercícios funcionais

Para que serve um exercício funcional? Na verdade, qual a diferença de um exercício normal e um funcional? Estabilidade? Execução? Combinação? Vamos entender como usar esse tipo de exercício para seu treinamento render muito mais!

Primeiramente vamos dividir os tipos de exercícios funcionais.
Estabilização articular:
Servem para qualquer articulação, podem ser desde uma flexão isometria até ficar parado em cima de um pé só. Aumentam a estabilidade, força e com isso diminuem o risco de lesão.

Instabilidade articular:
Mesmos benefícios da anterior.

Estabilização CORE:
Aumentam a capacidade de manter sua coluna estável e com isso melhoram a força de corporal de forma geral.

Exercícios Combinados:
Servem para aumentar o gasto energético e trabalhar o corpo como um todo.

Exercícios explosivos:
Aumentar explosão e força muscular.

Sempre que quiser utilizar um exercício funcional em seu treino procure sempre começar com cargas leves e prezar pela execução e postura do exercício. Uma dica que não falha é executar os exercícios antes da sua sessão de treino, que vai servir ou como aquecimento articular/neural ou primeiro exercício principal.
Abraços e Bons Treinos

2 comentários:

  1. EVERALDO PAILO FISCHER5 de maio de 2011 14:31

    Olá, tenho 39 anos, treino musculação há algum tempo, gostaria de saber qual a importância dos exercìcios funcionais e qual a forma correta de execução

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  2. Everaldo, os exercícios funcionais tem como principal papel desenvolver as capacidades físicas que você utiliza no dia-a-dia e uma das funções mais importantes é prevenir lesões atráves de exercícios instáveis.
    Complexo eu lhe explicar a forma correta de execução de todos, já que existem milhares.
    Caso tiver alguma dúvida específica só perguntar. No mais veja www.rwfit.com.br e clique em videos, tem diversos videos explicando exercícios. Abraços e Bons Treinos!

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