terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Exercícios Isolados

Apesar de ser polêmico, a escolha de exercícios isolados se faz necessária em qualquer treinamento, sim em qualquer treinamento é necessário um movimento isolado! Obvio que é possível treinar e obter resultados fantásticos sem exercícios isolados, mas justamente por algumas características os exercícios isolados se fazerm necessários. Vamos entender o porquê e quais exercícios escolher.

Primeiramente, é possível ter um treinamento excelente sem exercícios isolados, e não considero eles fundamentais para o desenvolvimento muscular, mas a grande característica que nos permite utilizar os exercícios isolados em qualquer treinamento é para trabalhar os pontos fracos e corrigir algum desequilibrio muscular.
Então podemos utilizar os exercícios isolados para a melhorar postura, o que melhora o desempenho geral do aluno.

Outra característica que somente é possível com exercícios isolados é trabalhar a musculatura mais fraca de um "ELO" que esteja atrapalhando o desenvolvimento do aluno no exercício, por exemplo, o aluno ao treinar "costas" não consegue realizar mais repetições no exercício pois seu ante-braço fadiga muito rápido, uma solução possível é utilizar exercícios isoladores para o ante-braço.
Então podemos utilizar os exercícios isolados para melhorar o ponto fraco, o que melhora o desempenho geral do aluno.

E exercícios isolados se fazem necessário para trabalhar toda a musculatura de forma a poupar as articulações, quem treina com muita carga sabe que ao realizar por exemplo 2 supinos e 1 desenvolvimento, as articulações dos cotovelos são muito exigidas, mas se o objetivo for realmente fadigar é necessário implementar mais exercícios, mas como fazer isso? Utilizando exercícios isolados!
Então podemos utilizar os exercícios isolados para aumentar a fadiga localizada sem desgaste articular, o que melhora o desempenho geral do aluno.

Mais importante que o tipo de exercício é compreender como que funciona todo o processo, pois um treinamento não pode ser somente um monte de exercício jogados, com séries e repetições qualquer, com qualquer carga.
Mas é importante entender o porquê utilizar cada exercício, para que seja possível ter os resultados que procura o mais rápido possível.
Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário