terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alongamento: Como e Quando

Todos sabemos que alongar é fundamental para manter a saúde das articulações principalmente as que são mais sobrecarregadas com encurtamento muscular: peitoral e cadeia posterior.
Mas como deve ser esse alongamento? Antes, depois ou durante o treino? Quantas vezes por semana? Vamos entender...
O alongamento deve ser realizado de preferência em uma sessão de treino separada do treino de musculação, mas sabemos que isso é quase irreal, então a solução é alongar os grupamentos musculares não treinados no dia.
Sempre realizando um aquecimento antes de alongar, seja 5min de corrida na esteira, ou alguns movimentos articulares.

Como deve ser o alongamento?
Ele deve ser mantido em uma intensidade moderada, sentindo um leve desconforto, apesar de poder ser realizado de diversas maneiras, estático, dinâmico ou FNP, sugiro um alongamento estático por ser mais seguro.






Se você busca apenas manter seu nível atual de alongamento de 1-2 vezes por semana, com apenas 1-2 séries já é o suficiente. Mas para ganhar flexibilidade é necessário que esse treinamento tenha mais volume de 2-3 séries e principalmente seja mais frequente no mínimo 3vezes por semana.

Um dica de ouro é buscar sentir trabalhar a musculatura alvo, por exemplo, não procure se desdobrar para realizar um alongamento maior, o importante é manter a postura correta.

De início o alongamento é desconfortável, da mesma forma que o treinamento de musculação te deixava dolorido e a corrida era chata, com o passar do tempo vai se tornando mais fácil e tão divertido como a musculação e a corrida!

Abraços e bons Treinos!

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