domingo, 27 de fevereiro de 2011

Capacidade de Treinamento / Condicionamento Físico

Uma característica fundamental que diferencia cada pessoa é a capacidade de aguentar, desempenhar e se recuperar de um treinamento, ou seja, determinadas pessoas ou por aspectos genéticos ou até mesmo de treinamentos prévios conseguem se adaptar a treinamento com mais facilidade.
A característica PRINCIPAL de um treinamento deve ser melhorar sua capacidade em algum aspecto, mas como atingir esse objetivo? Vamos entender melhor como o seu condicionamento afeta seu treinamento.

Uma frase 100% verdadeira: "Quanto mais você treinar e mais você se recuperar, mais você irá progredir". Essa frase muitas vezes mal interpretada leva as pessoas a treinarem mais, mas mantendo a mesma recuperação só tendem a entrar em um processo de excesso de treinamento.
Para progredir realmente temos que levar em conta como você consegue se recuperar. Por isso que um iniciante progredi fazendo muito pouco e um avançado necessita fazer mais, pois o nível de condicionamento deles é diferente.
Vou me usar de exemplo, eu treinei judô por muito tempo, e treinava comumente 2-4x ao dia, apesar de não treinar mais dessa forma, ainda tenho a capacidade de treinar por diversas vezes ao dia, com um treinamento bem elaborado, não é tão raro eu treinar 2x ao dia, obviamente que os treinamento são curtos, cerca de 30-45min cada. Mas isso demonstra como a capacidade de treinamento de uma pessoa influência no modo que ela pode treinar.
Não recomendo para muitos alunos realizarem esse tipo de treinamento, até porquê é muito díficil ir para a academia treinar 2x, mas podemos perceber que cada individuo tem que ter seu treinamento baseado nos seus objetivos, disponibilidade e histórico de treinamento.
Antes de começar um novo período de treinamento, com alguma técnica ou volume diferentes, lembre-se que o principal é estar sempre progredindo. Abraços e Bons Treinos!

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