sábado, 19 de fevereiro de 2011

Preparação física para Lutadores

Uma das características mais comuns em lutadores de qualquer arte marcial é a incrível capacidade de superação e isso torna os mesmos propensos a desenvolver lesões se o treinamento não for bem controlado. O atleta tem uma capacidade de auto-motivação muito grande e por suportar grandes cargas de treinamento acaba por facilmente entrar em estado de overtraining por excesso de treinamento.
Isso acontece principalmente quando o trabalho de preparação física não é bem elaborado, vou falar um pouco de alguns aspectos necessários na preparação física de qualquer lutador.

Treinamento baseado em pico de performance.
O atleta tem que ser o melhor no dia da competição, de nada adianta ser o melhor 2 dias antes e no dia estar cansado e não se sair bem. Para isso o planejamento tem que ser feito pensando exatamente quais competições o atleta precisa vencer.

Treinamento baseado no esporte e nas demandas do esporte.
É necessário um trabalho voltado par a modalidade, um lutador de kung fu tem que treinar diferente de um lutador de jiu jitsu, e com certeza esse treinamento não é nada parecido com a musculação "tradicional", o atleta não precisa ficar maior, precisa ser mais rápido, forte e resistente.

Treinamento Concorrente
É necessário imaginar que o seu treinamento influencia diretamente no treinamento técnico e tático do atleta, isso é fundamental para que ele continue a se desenvolver não somente fisicamente mas na própria modalidade.

Seguindo essas diretrizes conseguimos preparar treinamento mais eficazes e menos desgastantes para nosso atleta, dessa forma fazendo com que ele esteja sempre progredindo no esporte.
Abraços e Bons Treinos

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