quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Remédios para Emagrecer!

Está correndo atualmente um debate sobre os produtos emagrecedores no congresso, referente a sua proibição ou não ( veja reportagem no R7 ). Então esse post vai relacionar o porquê desses medicamentos, discutir um pouco dos seus efeitos, riscos e benefícios.

Se medicamentos para emagrecer fossem a solução, não haveriam obesos no planeta.
A grande questão dos medicamentos é que eles servem como paleativo e agem em receptores normalmente que diminuem a ansiedade, ou dão sensação de saciedade. Um grande exemplo é que o remédio mais indicado tem essa lista de contra-indicações:

* Condições psiquiátricas como bulimia nervosa, anorexia nervosa, depressão forte, ou mania pré-existente.
* Hipersensibilidade ao remédio
* Pacientes abaixo de 18 anos de idade.
* Tratamento concomitante com inibidores da Monoamina Oxidase (MAO), antidepressivos ou outros remédios centralmente ativos.
* Hipertensão não suficientemente controlada.
* Hipertensão pulmonar.
* Lesões existentes na válvulas cardíacas, doença coronária, insuficiência cardíaca congestiva, arritmia sério e infarto do miocárdio anterior.
* Infarto ou ataque isquêmico transiente.
* Hipertiroidismo.
* Glaucoma de ângulo fechado.
* Problemas de ataque apoplético.
* Alargamento da glândula da próstata com retenção urinária.
* Feocromocitoma.
* Mulheres grávidas ou lactantes.

Os efeitos colaterais mais comuns são: boca seca, apetite paradoxalmente elevado, náusea, gosto estranho na boca, estômago irritado, constipação, problemas para dormir, tontura, dores menstruais, dor de cabeça, sonolência, dor nos músculos e articulações. Os efeitos colaterais a seguir são pouco comuns porém sérios, e requerem atenção médica imediata: arritmia cardíaca, parestesia, alterações mentais e no humor. Sintomas que requerem atenção médica urgente são: ataque apoplético, problema para urinar, dor no peito, hemiplegia, visão anormal, dispnéia e edema.(FONTE)

Além disso os populares Fat Burners, que nada mais passam de formulas que prometem uma coisa que não é verdadeira, muitos deles poderiam ser substituidos por cafeína com o mesmo sucesso, além do que é extremamente perigoso para pessoas que muitas vezes sem a correta orientação e acompanhamento realizam atividade física com problemas cardíacos e hipertensão.
Como podemos ver a solução para esses problemas passa longe de medicamentos, a solução é uma alimentação correta e exercício físico personalizado, de nada adianta ir para a academia e fazer o mesmo treino que todos que isso não vai adiantar, muito menos fazer 3hrs de esteira.

Esse post é um alerta e espero poder ajudar da melhor maneira possível, se tiver alguma dúvida não deixe de escrever nos comentários é um prazer ajudar. Abraços e Bons Treinos!

Um comentário:

  1. ola,o q eh um ataque epopletico?
    obrigado



    costumo beber cerveja com remedios anfepramona e sibutramina quias os perigos?,detalhe,,,naum sao sempre,,,sao meras ocasioes esporadicas.

    ResponderExcluir