segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Treino de Corrida

Muitos alunos meus de consultoria são corredores, e isso me faz além de estar presente em diversas corridas, me envolver mais com os detalhes do treinamento, alimentação e o dia a dia dos corredores.
Para o corredor, tão importante quanto um treinamento de musculação, alimentação e descansos adequados, é o próprio treinamento de corrida. Então vamos entender o quão complexo é o treinamento de corredores, do amador ao profissional!

1 PASSO: Avaliação física
É necessário além da avaliação física, no mínimo uma avaliação de desempenho, podemos realizar testes mais complexos com ergoespirometro para prescrever o treinamento pelo limiar anaeróbio, ou um simples teste de Vo2 indireto para que possamos analisar a melhora do indivíduo.

2 PASSO: Organização do treino.
Muito importante existirem movimentos de aquecimento articular, ou até alongamento dinâmicos, treinamento de propriocepção e educativos de corrida.

3 PASSO: Prescrição do treinamento
É necessário utilizar todas informações do passo 1 para poder organizar o melhor treinamento possível, respeitando os limites do aluno e também garantindo segurança e resultados!

4 PASSO: Ser feliz!
A partir daí correr vai ser só felicidade e  muitas provas e treinamento viram, com muita saúde e disposição!
Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário