quarta-feira, 2 de março de 2011

Hipertensão e Exercício

Hoje em dia hipertensão é um problema cada vez mais comum na população e merece atenção especial, principalmente por conta dos educadores físicos, que podem fazer a diferença na vida dessas pessoas.


A principal característica do hipertenso é o extremo cuidado necessário para com a pressão durante o exercício, para isso é necessário acompanhar a evolução da pressão e frequência cardíaca pré e pós treino, manter um registro disso é fundamental.
Hipertensos que estejam com a pressão acima de 150/100 não devem realizar exercícios, nem aeróbios.
Cuidado com a prescrição dos exercícios, o treinamento aeróbio é o mais indicado, mas no máximo de 80% da frequência cardíaca de limiar, algo em torno de 50-70% da frequência cardíaca de reserva ( Karvonen) .
Cuidado extremo com exercícios resistidos, é necessário ter a hipertensão controlada e ter a intensidade dos exercícios extremamente controlados para que seja benéfico o treinamento de musculação.
Outra característica interessante é a posição dos alongamentos, evite deixar o aluno com a cabeça para baixo ou deitado com pernas para cima, para não aumentar a pressão.

Mas tomando todos esses cuidados, fique tranquilo que o exercício físico só tende a melhorar sua qualidade de vida e com acompanhamento médico e de um treinador, você estará rumo a uma saúde melhor. Abraços e Bons Treinos!

Um comentário:

  1. Elissandro Martins3 de março de 2011 07:35

    Ficou ótimo o post. Abraço e sucesso sempre!

    ResponderExcluir