quarta-feira, 23 de março de 2011

Preparação Física

Quando um atleta me procura para realizar sua preparação física, algumas características são fundamentais de serem observadas, mas a diferença entre o campeão e o segundo lugar é mínima por isso os pequenos detalhes fazem a diferença! Vamos esclarecer como podemos alterar alguns detalhes para tornar o treinamento mais eficaz e personalizado para o atleta e para a modalidade.

Conhecimento da modalidade:
É necessário preparar o atleta especificamente para a modalidade que ele prática, um maratonista não precisa agachar com 200kgs, um lutador não precisa correr uma maratona, apesar de parecer absurdo é comum observar pessoas buscando soluções no treinamento físico que não se relacionam diretamente com a modalidade e isso desperdiça energia, tempo e provém resultados abaixo da qualidade ótima.

Conhecimento sobre o estilo do atleta:
É preciso adaptar o treinamento ao estilo do atleta, por exemplo um lutador de jiu-jitsu tem que ter seu treinamento adaptado ao seu estilo de luta, se ele ataca ou defende mais, se ele gosta de lutar por cima ou por baixo, se ele é bom em técnicas de chave ou estrangulamento, se costuma ganhar ou perder por submissão ou por pontos.

Conhecimento dos pontos fortes:
Um atleta se torna um grande campeão aumentando seus pontos fortes, e para isso é necessário ter uma preparação física voltado para suas qualidades naturais, se ele for naturalmente rápido, necessário tornar isso o grande diferencial do seu atleta.

Conhecimento do pontos fracos:
É preciso tentar minimizar os pontos fracos, para que eles não sejam limitadores do desempenho do atleta, mas é importante não se iludir que aquilo será uma qualidade de vitórias frequentes, mas é preciso fortalecer, pois um atleta só é tão forte quanto seu elo mais fraco.

Traçar metas:
É necessário saber que o atleta não estará sempre em performance máxima, é preciso periodizar, ou seja, fazer um planejamento adequado para que o atleta chegue bem fisicamente justamente na competição e não antes ou depois, para estar em seu total potencial.

Seguindo essas diretrizes o atleta tem tudo para conseguir desenvolver um trabalho sério que trará os resultados que ele espera. Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário