quarta-feira, 20 de abril de 2011

Avaliando o Treinamento

Uma das partes mais importantes da preparação física é a avaliação (Emerson Franquini, meu orientador).
Mas como é feita essa avaliação, estamos falando só da tradicional avaliação física? Não, tem muitas formas de avaliar o treinamento e é fundamental escolher a avalição correta para cada objetivo.
O mais importante é que a avaliação tenha significado, ou seja, ela tem que servir para o proposito de avaliar o que realmente importa. Não adianta medir a capacidade aeróbia para um atleta de levantamento de peso.
Vamos discutir então algumas formas de avaliar o progresso variando de acordo com seu objetivo.
Fisiculturistas:
Diversas avaliações devem ser feitas, mas um das mais importantes é circunferência, pois o atleta deve buscar simetria e desenvolvimento muscular, não adianta ganhar 1cm de braço e 10cm de cintura, ao contrário ganhar 2cm de cintura e 3 de braço é fenomenal!O mais importante é que sua composição e forma.

Atletas:
Diversos aspectos são importantes, e existem testes específicos para cada modalidade, como o Special Judo Fitness Test, para o Judô.
Muitas vezes o atleta não consegue evoluir muitos kg nos exercícios, pois existe um limite obviu para força, mas é possível que ele se torne mais rápido ou mais eficiente em realizar seu treinamento(exemplo: realizar mesmo circuito mais rápido). Hoje um aluno meu chamado Alexandre, diminui 50seg em um circuito e não faz 1 semana que começamos a treinar.

Emagrecimento:
Não adianta balança, esqueça peso. O importante é composição corporal, quantidade de massa magra e massa gorda. Deve-se realizar ou avaliação de dobras cutâneas ou bio-impedância.

Força Máxima:
Simples aumentar a carga correto? Não. É importante melhor a execução também. Fundamental e a grande diferença entre os atletas é a técnica, mas aumentar o peso também é importante.

Corredores:
Melhorar o tempo certo?Errado. Existem muitos fatores na corrida, aumentar o limiar é importante para manter velocidade mais rápida por mais tempo, aumentar capacidade aeróbia para correr mais, melhorar a técnica e também melhorar as marcas.

A grande diferença de treinar corretamente é que realizando as avaliações e adequações nos treinamentos, não existe margem para erro é simples alcançar seus objetivos. Abraços e Bons Treinos!

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