quinta-feira, 7 de abril de 2011

Entendo o processo de periodização

Periodizar nada mais é do que planejar seu treinamento com antecedência. Vamos imaginar que temos um corredor de 100m rasos, e ele faz esse percurso em 10sseg. se colocarmos ele para correr 1km ele irá realizar em 100seg.? Não, pois o corpo dele tem uma capacidade limitada de produzir aquela performance. Por isso que a periodização é fundamental, pois não podemos exigir do nosso corpo o máximo sempre no mesmo estimulo e esperar resultados.
O que parece obviu muitas vezes não é executado. E isso gera um desgaste físico desnecessário e falta de resultados.
Para entendermos melhor vou colocar para você a forma de periodização mais clássica.
Simplesmente realizamos 3 semanas de sobrecarga crescente e 1 semana de sobrecarga leve. Fácil? E é!

A sobrecarga crescente pode ser realizada de diversas formas.
-Mais carga, mesmas repetições
-Mais repetições, mesma carga
-Mais exercícios
-Mais séries
-Menor descanso
Etc...

Se imaginarmos em % o treinamento deveria representar 70%,90%,100%, 80%, para cada semana respectivamente, de qualquer característica que resolveremos aumentar.
Mas e um atleta avançado? Fazer 70% parece muito pouco. Depende de que iremos considerar os 100%. Tudo depende do ponto de referência. Se idealizarmos que 100% é realizar drop set em todas as séries, realizar em 70% das séries é um treino exaustivo.

Um fator muito importante na periodização que muitos estudiosos deixam de levar em consideração é que o corpo humano VÁRIA de desempenho, ou seja, é impossível prever 100% como será seu desempenho amanhã, por isso é necessário criar uma margem de treinamento, algo em torno de 5% para mais ou para menos, isso dá uma noção de exatamente como deverá ser seu treinamento, mas deixa aberto a possíbilidade de estar mais motivado, mais cansado, mais forte, etc.
Mais importante de entender o que é uma periodização, é entender que sem isso não se consegue ir longe.
E é ai que mora a desmotivação por falta de resultados consistentes. Espero ter esclarecido um pouco mais sobre como ter uma melhora significativa nos seus treinamento. Abraços e Bons Treinos!
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