terça-feira, 19 de abril de 2011

Hipertrofia: 7 Verdades e Mentiras

Falar a respeito de hipertrofia é muito importante, pois é o assunto mais pesquisado dentro do blog, e eu espero conseguir responder algumas dúvidas dos leitores no post de hoje. Vamos falar 7 verdades e mentiras ditas dentro das academias em torno da tão buscada hipertrofia muscular.

-Séries de 8,10 ou 12?
Para lhe falar a verdade pode ser nenhuma ou até todas. O mais importante é a carga estar adequada e a progressão correta. Quero dizer, que fazer sempre séries de 8 não vai lhe trazer resultado nenhum. O objetivo é justamente variar a intensidade de forma que seu corpo tenha estímulo e recuperação.

-Treino em pirâmide é melhor para hipertrofia?
As pessoas tendem a ter um resultado positivo com esse tipo de treinamento justamente por nunca mudarem seus treinamento de maneira adequada. Treinar em pirâmide tem uma vantagem de buscar trabalhar diferentes estimulos para a mesma musculatura.

-Treinar o mesmo músculo só 1x por semana é melhor?
Se você treinar somente 1x por semana a musculatura, deverá utilizar um volume extremamente alto e intensidade alto, aconselho somente para fisiculturistas avançados. Lembrem-se se treinar musculatura mais de 1x por semana fosse prejudicioal, ginastas não possuiriam o nível de hipertrofia que possuem.

-Tem que treinar a cada 48hrs para não perder massa muscular?
O efeito do destreinamento demora de 4-8 semanas para surtir efeito e você começar a perder seus ganhos, mantendo alimentação em dia.

-Correr catabolisa(perde massa muscular)?
Não, mas depende. Se você não estiver bem alimentado, a intensidade do treino, horário e volume não estiverem adequados é possível perder um pouco de massa muscular. Mas vale lembrar que se você descansar o suficiente depois você acaba por recuperar. A Grande questão é a próxima pergunta.

-Correr atrapalha nos ganhos da musculação?
Depende, mas é provável que sim. Ao correr você prejudica sua recuperação, acaba por gastar mais calorias, que deverão ser repostas para você conseguir progredir. Outro fator importante é que um treinamento é concorrente do outro, então realizar um seguido do outro irá prejudicar um pouco o rendimento(esse prejuízo é menor se a musculação for feita antes).

-Preciso comprar quais suplementos?
Díficil dizer quem precisa tomar suplementos ou não, é papel do nutricionista. Mas a grande verdade é que a necessídade real de tomar suplementos é para atletas, o suplemento faz pouca diferença na vida da pessoa. O grande foco deve ser sempre o treinamento e alimentação.

Espero ter esclarecido alguma das grandes dúvidas da musculação em torno da hipertrofia. Abraços e Bons Treinos!

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