sexta-feira, 29 de abril de 2011

O que é isometria?

Isometria é o ato de fazer uma contração muscular que não gere movimento. Existem dois tipos de contrações isometrias:
-Resistir a uma carga
Onde você regura o peso em uma determinada angulação.
-Superar uma carga
Onde você tenta realizar o movimento mesmo sabendo que ele não irá se mover.

Mas quais são as vantagens da isometria?
-Trabalha mais unidades motoras, o que é ótimo para ganhos de força.
-Você trabalha em uma angulação especifica, ou seja, os ganhos em sua maioria vão variar 15graus da posição que você treinar.
-Pouco ou nenhum desgaste articular.

Qual dos dois tipos é melhor utilizar?
Os dois tipos propriciam ganhos, o primeiro tem um estimulo maior para hipertrofia por exemplo, e é o mais utilizado pois é possível controlar a intensidade.
Já o segundo é excelente para ganhos de força, mas é pouco utilizado, pois o empenho do aluno pode variar o que pode acabar por prejudicar o desenvolvimento do mesmo.

Quantas séries? Por quanto tempo?
Realizar de 3-4 séries é o suficiente, e o tempo é que vai ditar seus ganhos, então tem que ser ajustado de acordo com objetivo.
Força:3-10 segundos
Hipertrofia:20-60 segundos
Resistência: 45-máximo possível .

Melhor no início ou final do treino?
Depende principalmente do objetivo, força recomendo no início do treino(aquecer MUITO bem), já hipertrofia e resistência podem ser realizados em qualquer parte do treino.

Isometria pode ser usado como técnica de intensidade?
Sim, por exemplo ao final de um série de Rosca Scott, segurar do peso o máximo que puder com os braços flexionados a 90graus.

isometria é uma ferramenta ainda pouco utilizada e muito versátil que pode ser empregada em qualquer pessoa, com qualquer objetivo, basta ser adequada ao objetivo do aluno.

Abraços e Bons Treinos

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