terça-feira, 12 de abril de 2011

Posicionamento Correto no Agachamento

Diversas dúvidas cercam esse exercícios, tão mistificado, acusado e glorificado por anos. Vamos esclarecer como realizar o agachamento de maneira correta e eficiente, respondendo a todas as dezenas de dúvidas que chegam no meu e-mail todos os dias.
Posição do corpo: frente ou lateral para o espelho?
De frente, de lado sua cervical "se torce" e isso acaba por influenciar todo o movimento tornando-o perigoso.

Posição dos pés?
Para frente ou ligeiramente abduzidos(apontando para os lados).

Distância dos pés?
Pode ser executado mais fechado, se você possuir flexibilidade para agachar mantendo a coluna neutra, sempre na mesma posião.
Minha sugestão é manter afastada na largura do ombro ou um pouco maior.

No smith?
Claro que pode ser realizado, mas esqueça agachar igual a sentar em uma cadeira com os pés na frente e coluna logo abaixo da barra. Isso aumenta muito a compressão na coluna e prejudica os ganhos nas pernas.

Instável?Em cima do Bosu, Prancha, Bola,etc.?
Possível, mas sugiro que sem carga, utilize como metodo de treinamento para fortalecer sua estabilidade e não para ganhar massa muscular.

Posição da barra:Em cima do trapézio, do ombro, ou das costas?
Importânte é que sua postura no movimento esteja correta, normalmente as pessoas conseguem realizar de maneira mais eficiente com a barra sobre os ombros.

Meio agachamento ou Profundo?
Sempre progressivo, comece com meio agachamento, o agachamento profundo realmente ativa mais que o meio agachamento, mas a sobrecarga nas articulações é maior, é preciso construir base primeiro.

Espero ter solucionado um pouco sobre os Mitos em volta o agachamento. Quer saber mais sobre o agachamento? Veja o video:





Abraços e Bons Treinos!

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