segunda-feira, 11 de abril de 2011

POST ESPECIAL: Overtraining

O post de hoje foi escrito por um amigo Online, O Professor ELISSANDRO MARTINS, Graduado em Educação Física pela UERN. Nos conhecemos através do Blog e hoje ele tem seu próprio blog e peço a todos que visitem. Mas vamos ao post de hoje!
Fui convidado pelo Ricardo, à escrever um post aqui, então resolvi falar sobre esse termo que tanto se ouve falar ultimamente o "overtraining". Então vamos lá!

Overtraining, é uma palavra que os atletas não querem sequer ouvir falar. Vamos entender o porque, a causa e o que devemos fazer para evitar esse que é considerado um dos maiores vilões do treinamento físico.

Quando o corpo se encontra em estado de overtraining, ele acaba perdendo a capacidade de evoluir dentro dos treinamentos, você se sente cansado, sem disposição para treinar e pode até sentir dores. Isto acaba deixando seu corpo praticamente estagnado, prejudicando assim à obtenção dos resultados positivos.

O que causa?
Poderia dizer que o excesso de trainamento é a maior causa, mas esse excesso, acaba sendo fruto de uma falta de planejamento. Algumas pessoas passam o ano inteiro trabalhando com altas cargas e altos volumes de treinamento sem se preocupar com o descanso que o corpo necessita, e acaba chegando um ponto em que o corpo não aguenta mais, então ao invéz de progredir você passa à regredir nos treinamentos.
Como evitá-lo?
A melhor forma de evitar que seu corpo chegue à um estado de overtraining, é exatamente planejando seu treino. A periodização do treinamento, vai fazer com que você possa está dando a devida importância à cada fase do treinamento, fazendo com que você evite que seu corpo fique estagnado e consiga chegar nos melhores resultados mais rapidamente.

É importante entender, que você não precisa treinar pesado o ano inteiro, é necessário fazer um planejamento onde exista espaço tanto para treinos pesados quanto para à recuperação do seu corpo. Dessa forma você evitará o excesso de treinamento, evitando que seu corpo entre em um estado de overtraining.

Lembrem-se que planejamento é tudo.

Abraço à todos!

Ricardo Wesley: E Bons Treinos!  kkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário