quinta-feira, 5 de maio de 2011

A importância do descanso

Muito fácil falar sobre treinamento, dietas, exercícios milagrosos, etc. O díficil é falar que não é necessário fazer tanto exercício, atletas e pessoas que buscam resultados rápidos tendem a querer exagerar no treinamento.
Se correr 1hr é bom, correr 2hrs deve ser melhor certo? Treinar 3x por semana está ótimo, treinar 6x então vai me dar resultado 2x mais rápido? Só 3 séries? Só 8 exercícios? Vamos explicar um pouco mais detalhadamente sobre como o processo de recuperação ocorre.

O treinamento físico nada mais é que um estímulo que visa esperar que seu corpo sofra uma adaptação para que no próximo treinamento ele esteja melhor, mas para cada tipo de treinamento e objetivo existe um tempo ideal de recuperação.
Para esse exemplo vou ilustrar utilizando musculação:
Um iniciante consegue treinar a cada 48hrs, pois os estimulos são pequenos, e normalmente o treinamento é único ou no máximo AB.
Um intermediário pode treinar a cada 48-72 hrs, dependendo do treinamento, podendo ser desde um único, Ab  ou Abc normalmente.
Um avançado é um verdadeiro mistério, depende muito da individualidade do atleta, podendo ser a cada 72 até 1 semana de repouso para o mesmo grupamento muscular.

E atletas de elite que treinam 2x ao dia?
O grande mistério dos atletas de elite é: eles tem uma genética que favorece a serem atletas e criaram condicionamento voltado para isso. Ou seja, eles começaram com pouco treino e foram aumentando gradativamente.

E dias de descanso? Posso dar uma corridinha? Posso fazer uma arte marcial?
Tudo isso depende do seu objetivo e do tipo de treinamento que envolver, por exemplo, uma corrida muito fácil é recuperativa, mas normalmente o aluno abusa e corre em alta velocidade por um período longo, e isso atrapalha sua recuperação. As artes marciais em geral a prática pode ser benéfica, mas as lutas em si não tem como medir a intensidade e isso pode acabar prejudicando.

Qualquer dúvida sempre pergunte a um educador físico. Abraços e Bons Treinos!

Ricardo Wesley
Personal Trainer
(11)9974-7495

Nenhum comentário:

Postar um comentário