quarta-feira, 4 de maio de 2011

Personal Trainer e Idosos

A utlização do serviço de Personal Trainer hoje em dia é enorme, tanto que apesar da grande maioria dos personais ser "Generalista", na RwFit prefiro manter um professor especializado em cada serviço. Temos um personal de lutas, emagrecimento, corrida, hipertrofia, etc. E também alguém focado em pessoas da 3 idade. Com sinceridade não gosto do termo 3 idade ou idosos, pois a idade não influência na capacidade de aprendizado e os problemas metabolicos ou osseos podem acometer pessoas de qualquer idade.
Mas os alunos da 3 idade realmente merecem um cuidado especial. Por exemplo:

Atenção a saúde: É necessário focar um benefícios a saúde, menssurar pressão arterial, fazer um acompanhamento dos exames médicos, conversar com o médico, etc.

Ao tipo de estimulo: O Colégio Americano de Medicina do Esporte, sugere um trabalho de explosão com idosos, a explicação é simples, a pessoa precisa conseguir levantar da cadeira, empurrar algo, atravessar uma rua, ou seja, precisa se capacitar a realizar movimentos com eficiência e velocidade.

Aos exercícios: muito cuidado com funcionais instáveis, exercícios que exerção muita sobrecarga na coluna e amplitude dos movimentos. Apesar disso ser referente a qualquer aluno: Atenção REDOBRADA.

E por último mas não menos importante trabalhar com carinho e foco no objetivo do seu aluno. O idoso não quer ficar gigante nem definido(salvo excessões), então muito cuidado com uma prescrição muito ariscada ou muito forte.

Um grande abraço a todos da terceira e melhor idade que treinam conosco.
Abraços e Bons Treinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário