terça-feira, 3 de maio de 2011

Preparação Física para Artes Marciais

Eu trabalhei por 4 anos exclusivamente com atletas de artes marciais e devo confessar que é uma das coisas mais interessantes e complexas da educação física. Mais do que deixar o indivíduo preparado físicamente é necessário desenvolver basicamente todas as características além de deixar ele pronto para enfrentar qualquer tipo de adversário.
As principais características a serem trabalhadas:
Potência:
É preciso ser mais rápido e potente que o adversário, atacar primeiro e forte suficiente para nocautear.
Força Funcional:
O que chamo de força funcional é a força que se transfira com mais facilidade para a modalidade que ele pratica, treinar por exemplo com barras no quimono para jiu-jitsu ou judô, além de trabalhar sempre com pesos livres ou cabos.
Resistência e Condicionamento Específicos:
É preciso desenvolver exatamente a resistência que é utilizada na luta, trabalhar em cima do tempo de combate e dos movimentos da luta, correr não vai te deixar pronto para lutar.
Movimentos da Artes Marcial:
No momento da preparação física apesar de não ser o momento de treinar a técnica, englobar alguns movimentos das lutas é fundamental para estar sempre aprimorando o gesto motor e técnica sob fadiga.
Força Máxima:
O Atleta tem que ser tão forte ou mais forte quanto os demais adversários, é possível vencer sendo mais fraco, mas não podemos deixar nossos atletas abaixo dos adversários em nenhum quesito.
Abaixo uma sessão de treinamento, em um período de foco em desenvolver condicionamento:





Treinando corretamente e investindo na preparação física, na competição nada vai para vocês. Abraços e Bons Treinos

Um comentário:

  1. Elissandro Martins4 de maio de 2011 05:25

    Muito bom o post e muito bom o video. Abraços

    ResponderExcluir