quarta-feira, 15 de junho de 2011

Alongar antes ou depois do treino?

Essa é uma pergunta cercada de mitos na educação física por muitos anos a prescrição de alongamentos vem sendo negligenciada e passando por um processo de automatização. Hoje vamos esclarecer de uma vez como e porquê devemos alongar!

Devemos alongar pois isso ajuda a manter uma posição ideal da disposição das fibras musculares, ou seja, mantém seu musculo saudável, forte e alongado. Se sua musculatura ficar encurtada você fica propenso a ter um problema postural e isso acarretará em fortes dores articulares.

- ANTES do treino.
Sabe-se que alongar estáticamente antes do treinamento diminuí a capacidade de gerar força, ou seja, você levanta menos carga, seja qual for o objetivo a carga é um fator fundamental para o desempenho.
Mas existem diferentes maneiras de alongar, alongando dinâmicamente o benefício de alongamento e aquecimento é excelente e pode e irá ajudar você a se desenvolver mais rápidamente.



- DEPOIS do treino
Alongar depois do treino, as musculaturas treinadas no dia pode ser prejudicial, já que as fibras ficam ligeiramente mais sobrepostas pós treino, alongar vai forçar elas e isso irá causar mais microlesões, aumentando então o tempo para recuperação, e lhe deixando propenso a ter algum problema muscular.
Alongar pós treino as musculaturas não treinadas com intuito de flexibilidade é uma solução excelente, outro ponto pode ser somente a realização de uma "soltura" nas musculaturas trabalhadas no dia.

Mas Professor como alongar e qual a diferença desses alongamentos?
Vou lhes indicar alguns videos meus no youtube onde demonstro passo-a-passo como se alongar para obter os MELHORES resultados. Visite: http://www.youtube.com/user/PersonalRicardoW para ver uma lista completa com alongamentos para todo o corpo.
Abraços e Bons Treinos

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